04/04/17 Deus quer mudar o seu nome



E tomou-os e fê-los passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha.
Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu.
E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.
E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.
E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó.
Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.
Gênesis 32:23-28


Amados irmãos,


Primeiro gostaria de dar um aviso antes de partimos para nossa mensagem de hoje.

Geralmente postos as mensagens fielmente as segundas, quartas e sextas, porém como informado antes, estou numa correria por conta do meu estágio, as postagens já estão programadas, e como não tinha tantas mensagens preparadas o suficiente, então resolvi postar, por enquanto somente as terças e sextas feiras.

Esperamos que seja um breve tempo, logo voltaremos às postagens 3x na semana. Ok?!

Voltando para a mensagem...


O nome Jacó quer dizer: “aquele que vem do calcanhar”, no momento de seu nascimento Jacó queria usurpar a primogenitura do irmão, agarrando-se ao seu calcanhar, no que ficou conhecido por esse nome Jacó.


Jacó viveu uma vida de enganação, fazendo jus ao nome que recebeu.


Ele enganou seu pai Isaac roubando a benção que era direto de Esaú seu irmão gêmeo (e mais velho) receber, e foi obrigado a deixar a casa do seu pai sob ameaça de morte do seu irmão (ver gênesis 27).


Após sua fuga, Jacó passou de enganador a enganado, por seu parente Labão, que mais tarde viria a ser seu sogro.


Jacó passou anos trabalhando para Labão, com o objetivo de casar com Raquel, filha de Labão, e o amor de Jacó. Labão por sua vez, chegando o tempo de dar a sua filha Raquel em casamento, deu Lia a filha mais velha, sem que Jacó desconfiasse da troca, ele casou com ela, e quando foi tirar satisfação, Labão disse que Lia era a filha mais velha, portanto deveria casar primeiro.


E após, longos anos de espera, finalmente Raquel tornou-se sua esposa.


Mas, não foi casamento com a mulher amada que mudou a vida de Jacó, esse homem que passou a vida fugindo por ser um usurpador mentiroso, e depois sentiu na pele a dor da traição ao passo que suas tramoias lhe custou caro, ao ser enganado e explorado por Labão.


Essa vida estava recebendo as consequências por suas más escolhas, foi derrotado pela vida, mas houve um encontro que mudou a sua história, e de Jacó, o usurpador e mentiroso, ele passou a se chamar Israel, o homem que lutou com Deus e prevaleceu.


Jacó teve uma visão do anjo vindo ao seu encontro, e não queria de forma alguma perder essa oportunidade de ter a sua vida abençoada, não deixou ele subir sem antes mudar para sempre a sua história.


A bíblia diz “lutou com Deus e prevaleceu”, era o seu próprio ‘eu’ que estava sendo derrotado ali, quem estava perecendo era o velho homem, e nascendo um homem novo, ele estava virando o vaso de honra.


Jacó, que agora é Israel, foi transformado em uma nova criatura, a partir desse encontro todas as coisas se fizeram novas, e mais tarde toda uma nova nação que ascenderia dele seria conhecida por sua nova identidade “Israel”.


Estava-se desconstruindo as características de um homem derrotado pelos seus próprios pecados. Deus agora engrandeceu o seu nome, e não apenas o nome, visto que o nome era apenas um símbolo de uma nova vida que a aguardara.


Deus quer fazer isso com você, Deus quer mudar o seu nome, se você era conhecido como alguém derrotado pela vida, pelas circunstâncias, alguém que se encontra com a vida aprisionada e amarrada pelas cadeias do inimigo.


Deus quer tirar você desse cativeiro, Ele quer tornar você conhecido como Israel.
Ele quer tirar o coração de pedra e dar um coração de carne, Ele quer mudar o seu caráter e torná-lo parecido com o dEle.


Deus quer encontrar você, ter um relacionamento íntimo e pessoal, e desse encontro que você não volte a ser nunca mais o que foi um dia, pois quando Ele entra numa vida, Ele não a deixa sem antes transformá-la completamente, a não ser que fechemos o nosso coração para Ele, mas se deixarmos Ele deixará apenas no passado aquilo que foi um dia.


Você não nasceu para ser envergonhado. O Senhor, teu Deus, te fez assentar em lugares celestiais com Cristo (Efesios 2:6), Ele veio para que você tivesse vida, e vida com abundância (João 10:10), Ele te resgatou do império das trevas, das forças dominadoras da maldade, e nos transportou para o Reino do Seu Filho Amado (Colossenses 1:13).


Ele tem um bom futuro pra você, algo grandioso está por vir, nada e nem ninguém pode está à frente daquilo que Ele tem projetado para a sua vida.


O Senhor está agora sepultando tudo aquilo que é causa de desgraça na sua vida, Ele está desligando tudo o que o inimigo ousou ligar em você, Ele está sepultando a imagem de derrota que todos viam em você, e Ele está ligando a sua vida a um novo nome, a uma nova era.


Novas páginas de vitorias estão sendo escritas agora.

Jacó é passado, seu nome agora é Israel!

Creia, a benção é sua!


E te vesti com roupas bordadas, e te calcei com pele de texugo, e te cingi com linho fino, e te cobri de seda.
E te enfeitei com adornos, e te pus braceletes nas mãos e um colar ao redor do teu pescoço.
E te pus um pendente na testa, e brincos nas orelhas, e uma coroa de glória na cabeça.
E assim foste ornada de ouro e prata, e o teu vestido foi de linho fino, e de seda e de bordados; nutriste-te de flor de farinha, e mel e azeite; e foste formosa em extremo, e foste próspera, até chegares a realeza.
E correu de ti a tua fama entre os gentios, por causa da tua formosura, pois era perfeita, por causa da minha glória que eu pusera em ti, diz o Senhor DEUS.
Ezequiel 16:10-14



Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.
Eis que faço uma coisa nova; agora está saindo à luz; porventura não a percebeis? eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.
Isaías 43:18,19



0 comentário

Postar um comentário