25/04/17 Organize seu devocional

Amados irmãos,


Hoje quero trazer uma postagem bastante diferente, quero compartilhar alguns hábitos que estou adotando para me ajudar a organizar minha vida espiritual.


Eu não sei se vocês se interessam por isso, mas como me ajudou muito, quero compartilhar porque pode ser que possa ajudar algum leitor.


Bom amados, já falamos aqui da importância da leitura da Palavra, é através desta que conhecemos ao Senhor, essa foi uma dádiva de Deus, o cristão não pode ficar sem se alimentar da Palavra, como a mesma diz “nem só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4:4), alimente o seu espirito com a leitura constante desse livro Santo.


Porém, sei que tem muitas pessoas que tem dificuldade de entender as escrituras, realmente para um iniciante é um pouco complicado para compreender. Muitas vezes para entender uma situação da bíblia, precisamos compreender o contexto histórico daquela época, como as pessoas viviam, como eram seus costumes, enfim, mas na medida em que forem buscando esses conhecimentos essas coisas vão se tornando mais claras, para se chegar nessa clareza, vocês podem se despor de algumas opções que podem ajudar para chegar nesse entendimento.


O que precisamos é darmos o primeiro passo, se realmente queremos crescer espiritualmente precisamos ter uma rotina diária de leitura bíblica e não desistirmos quando as dificuldades vierem, porque certamente elas virão.


E isso é para todo o passo que dermos em direção a Deus, às vezes apresentamos dificuldades na oração, em começar um jejum, e etc, e o segredo é persistir.





1° MEU PLANO DE LEITURA BIBLICA


E para ajudar vocês a compreenderam à bíblia, sugiro que utilizem de sites de estudos bíblicos confiáveis, recomendo o site cristão “esboçando ideias” do presbítero André Sanches, tem matérias muito boas em seu site, e caso não tenha nenhuma matéria a qual tem dúvida, podem escrever para ele, que ele ajuda. O link do site: https://www.esbocandoideias.com/


Também podem buscar ajuda na igreja em que congregam, mas antes de tudo isso sugiro que busquem na fonte mais certa a Quem recorrer, o Espirito Santo, antes de ler, ore para Deus abrir seus olhos espirituais para que você possa compreender as verdades da Palavra, e com certeza Ele vai lhe dar sabedoria para você entender, ou até mesmo lhe direcionar para pessoas que tem mais conhecimento.


Mas, o meu plano de leitura bíblica se trata de uma planilha onde a peguei na internet, e minha leitura já passou um pouquinho do meio da bíblia, eu não tenho como disponibilizar a minha planilha, porque a mesma tem data iniciada do ano passado, mas posso disponibilizar para vocês o link da fonte onde tomei como exemplo e montei a minha planilha de leitura, basta vocês passarem a limpo em uma planilha do Excel e fazerem o plano de leitura de vocês, e vocês mesmo podem escolher que data começam até formar um ano. Segue o link: http://revhelio.blogspot.com.br/2013/01/plano-de-leitura-da-biblia-em-um-ano.html



Não tenham pressa de aprender, mas também não se acomodem, é importante tonar esse hábito constante, mas sem ansiedade para aprender, tudo acontecerá no seu devido tempo.





2° MEU PLANO DE GUERRA NA ORAÇÃO: CADERNO DE ORAÇÃO


Outra novidade que gostaria de compartilhar com os irmãos, é sobre o caderno de oração, uma forma de oração que adotei, que está me ajudando bastante, na verdade eu tenho dois cadernos, mas é claro que fica critério de cada um, eu tive que dividir devido a quantidade de metas a alcançar e pra repartir em cada caderno os assuntos e assim não misturá-los.


O caderno pode ajudar em muito, por exemplo, para não esquecer as minhas metas, registrar minha intimidade com Deus, e me ajudar nos momentos de dificuldade.

No caderno você pode dividir mais ou menos dessa forma:


Orações respondidas;

Adoração;

Seus pedidos de oração;

Testemunhos (Muito bom pra você ter ali fácil algum testemunho que lhes chamarem atenção e lhes ajudarem a fortalecer nos momentos de desânimo).

Versículos (principalmente aquelas palavras que o Senhor direcionou a vocês, você pode registrar o momento em que Deus lhe revelou uma palavra e datá-la);

Meu caderno de oração, para que vocês possam ter um exemplo:








Importante dizer para que guarde a sete chaves essa intimidade, eu, por exemplo, encomendei uma caixa feita de MDF e com fechadura (ninguém é de mexer nas minhas coisas, porém nunca se sabe, rsrs)



No meu caso, eu trabalho numa indústria gráfica, então não tive dificuldade para personalizar meu caderno, mas tem várias ideias na internet de como personalizar seus cadernos, ou podem também procurar alguma gráfica que possa personalizar.


O blog mulher virtuosa, de Ita Costa, traz essa ideia de personalizar o caderno, segue o link: http://www.itacosta.com.br/2016/04/caderno-de-oracao.html#.WMWk2Z5JnIU


A outra alternativa é comprar pronto um caderno de oração, a própria Ita Costa trabalha com encomenda destes, segue o link: http://www.papelariacriativa.itacosta.com.br/2016/04/caderno-de-oracao-todo-personalizado.html





3° OUTRO PLANO DE GUERRA NA ORAÇÃO: PLANILHA DE ORAÇÃO

Outra dica também para os irmãos, para quem tem dificuldade de lembrar de orar por outras áreas ou coisas que consideramos menos importantes, principalmente aqueles que estão a espera da restauração em seus relacionamento, de tanto querer somente aquilo às vezes deixamos outras áreas descobertas de oração, entre esse motivo e outros, sugiro uma planilha de oração.


Eu costumo orar 3 vezes ao dia, ainda assim esquecia de orar por outras coisas e lembrava em momentos em que eu não podia orar, então tive a ideia de fazer uma planilha de oração, primeiro você coloca num papel cada área da sua vida ou coisas que você precisa orar, pela sua família, as orações intercessores (Eu, por exemplo, anotei de orar por vocês, pelos meus amigos, pelos cristãos perseguidos, pelo Brasil, por Israel, pelas nações, etc), enfim, depois que anotei cada necessidade de oração, eu dividir os dias (Os 7 dias da semana) e os horários (Em manhã, tarde e noite)e as orações que faria em cada um desses momentos.


Mas, não devemos deixar de viver uma oração com naturalidade com o Senhor, é só pra não nos esquecermos de cobrir outras áreas de nossas vidas, de apresentar necessidades que podem ser menos urgentes, e as orações intercessoras (Convenhamos que tendemos a sermos egoístas).


Outras coisas que aconteçam no decorrer do seu dia, confissões, adoração, ou qualquer oração que surgiu a necessidade de ser feita naquele momento em que não contêm na planilha, vocês devem fazer, a planilha não é para deixarmos de viver essa espontaneidade, volto a dizer isso.


É somente como uma forma de você não esquecer, se naquele momento você vai orar, por exemplo, de acordo com a sua planilha, pela sua vida financeira, mas você quer fazer uma confissão, apresentar uma outra dificuldade, ou você quer adorar ao Senhor naquele momento, você pode e deve fazer tudo isso, você irá cumprir o seu cronograma, mas se quiser acrescentar uma oração a mais de acordo com aquilo que você quer apresentar, você pode fazer. Entendido?


Segue a planilha como exemplo:


PLANILHA DE ORAÇÃO
DIAS
MANHÃ
TARDE
NOITE
SEG



TER



QUART



QUINT



SEXT



SAB



DOMIN






Anote no fundo da planilha o que você vai orar, por exemplo: vida sentimental, ou coloque relacionamento; vida financeira; oração por seus amigos; pela igreja; pelas nações, de acordo com o que você deseja orar, se quiser, coloque símbolos para ficar não ficar extenso as letras na sua planilha, exe.: V. FINAN (vida financeira; OI (Oração pela igreja); OCP (Oração pelos cristãos perseguidos), e etc, coloque no final da planilha seus significados para você não se esquecer.


Esses hábitos me ajudaram muito na minha organização espiritual em meus devocionais, espero que possa ajudar a vocês também.


Adote hábitos como esse e tenha uma vida espiritual com beleza e organização.


Espero que tenha ajudado.


Fique com Deus!


4 comentários:

  1. Muito legal essas dicas!!! Algumas eu já fazia parecido, mas aprendi outras novas lendo este post e vou começar a aplicar. Obrigada por compartilhar! Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, esse post foi pra mim! Rsrs desde ontem estou buscando um plano para ler a bíblia inteira em um ano e não achava nada que se adequasse, mas sua dica caiu perfeitamente! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Tem algum grupo no Whatsapp? Por favor se tiver me adicionem (14) 997598877

    ResponderExcluir
  4. Tem algum grupo no Whatsapp? Se tiver me adicionem por favor! (14) 997598877

    ResponderExcluir