29/03/15 Vença o julgamento, vivendo perdão


Perdoar nunca é fácil, em especial quando a intimidade com aquele que nos ofendeu é grande. Mas as Escrituras nos ensinam que a má vontade em perdoar o próximo nos retira o perdão divino. Jesus ensinou: “Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas.” (Mateus 6.14-15). A palavra grega traduzida como “perdoar” significa, literalmente, cancelar ou remir. É a liberação ou cancelamento de uma obrigação, até mesmo financeira. Dentro do conceito bíblico de perdão é preciso entender que todo pecador é um devedor espiritual. Jesus usou essa linguagem figurativa em seu ensinamento: “Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.” (Mateus 6.12). O perdão é um ato no qual o ofendido livra o ofensor do pecado e o liberta dessa culpa. É nesse sentido que Deus “se esquece” quando perdoa (Hebreus 8.12). A memória de Deus não é fraca! Sabemos que o pecado danifica as relações entre pessoas e prejudica nossa relação com Deus. Assim, o perdão é necessário para a cura espiritual da relação. Contudo, precisamos preparar nosso coração para perdoar. Apesar da existência da injustiça e do ferimento precisamos estar prontos para perdoar. Mesmo se o pecador se recusar a se arrepender, não podemos continuar a nutrir raiva contra ele. Caso contrário, ela se transformará em ódio e amargura. O pecado de outra pessoa não deve dominar o seu estado emocional. Não há comparação entre as ofensas que temos cometido contra Deus e aquelas que têm sido cometidas contra nós. Jesus observou que o Pai não nos perdoará por nossas infrações se não perdoarmos o nosso próximo. Para perdoar, precisamos lembrar que somos pecadores e necessitados do perdão divino. Jesus decidiu perdoar. E você? Precisamos perdoar, pois, um dia, também fomos perdoados de todos os pecados e da condenação eterna. Abra o seu coração e libere o perdão, ainda que o outro não mereça.

“Por isso, o Reino dos céus é como um rei que desejava acertar contas com seus servos. Quando começou o acerto, foi trazido à sua presença um que lhe devia uma enorme quantidade de prata. Como não tinha condições de pagar, o senhor ordenou que ele, sua mulher, seus filhos e tudo o que ele possuía fossem vendidos para pagar a dívida. “O servo prostrou-se diante dele e lhe implorou: ‘Tem paciência comigo, e eu te pagarei tudo’. O senhor daquele servo teve compaixão dele, cancelou a dívida e o deixou ir. “Mas, quando aquele servo saiu, encontrou um de seus conservos, que lhe devia cem denários. Agarrou-o e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Pague-me o que me deve!’ “Então o seu conservo caiu de joelhos e implorou-lhe: ‘Tenha paciência comigo, e eu pagarei a você’. “Mas ele não quis. Antes, saiu e mandou lançá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Quando os outros servos, companheiros dele, viram o que havia acontecido, ficaram muito tristes e foram contar ao seu senhor tudo o que havia acontecido. “Então o senhor chamou o servo e disse: ‘Servo mau, cancelei toda a sua dívida porque você me implorou. Você não devia ter tido misericórdia do seu conservo como eu tive de você?’ Irado, seu senhor entregou-o aos torturadores, até que pagasse tudo o que devia. “Assim também fará meu Pai celestial a vocês se cada um de vocês não perdoar de coração a seu irmão”.


Esta pequena parábola nos mostra o princípio do perdão que o Senhor deseja que façamos a todos aqueles que nos ofendem.
Eu e você tínhamos uma dívida eterna para com Deus,tínhamos separação total com Deus, mas, ele enviou Jesus que pagou um alto preço e rasgou a cédula da nossa dívida e nos comprou. e nos redimiu para que hoje pudéssemos ter acesso ao Pai.
Não tínhamos como pagar a dívida, somos pecadores mas Deus em sua infinita bondade e misericórdia nos perdoou.
Assim devemos fazer àqueles que nos ofendem, nos magoam, nos caluniam. Não é fácil , porque somos feridos, mas em obediência a um princípio o perdão é uma decisão para obedecer a um princípio.
Perdoar não é esquecer , mas é. Liberar o outro da dívida para conosco. Pode ser uma dívida de amor, de abandono, de calúnia. Em Deus somos supridos em tudo. A Deus pertence o julgamento e a vingança, que eu e você sejamos livres através do perdão e possamos receber tudo o que Deus tem para nós.



Hebreus 8:12
"Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados”.


Esta linda mensagem é extraída de um devocional diário que recebo do blog mulher virtuosa, quem quiser se inscrever é só cadastrar seu e-mail no blog e receberá também diariamente.



0 comentário

Postar um comentário