13/04/15 Aprendendo no deserto


Meus amados e amadas,
Por muitas vezes, muitos de nós passamos o tempo lamentando o deserto, em vez de vermos no deserto uma oportunidade de amadurecimento, em vez de enxergarmos o que Deus quer nos ensinar, pois muitas vezes quando tudo está em paz em nossas vidas, não ouvimos a sua voz, não o buscamos como deveríamos ou simplesmente o deixamos de o buscar, por isso somos levados ao deserto, onde Deus passa a ser o primeiro, onde vemos o quanto somos dependentes dEle, e onde vamos buscar nEle a solução, a resposta, o milagre, o mesmo Deus que “deixamos de lado” quando tudo ia bem, é esse Deus que vamos recorrer quando a tempestade vier, onde não podemos resolver sozinhos, onde não há ninguém que possa te ajudar.
No deserto somos abatidos, humilhados, confrontados, temos que lidar com todos os tipos de sentimentos; o medo, angustias, e em tudo vemos somente o lado negativo, pois estamos sensíveis e onde vemos tudo desmoronando a nossa volta, e também sabemos que o inimigo joga em nossa cabeça, tenta distorcer sempre para o pior lado tudo o que vemos ou ouvimos, tenta abalar a nossa fé “empurrando” pensamentos negativos, tentando fazermos acreditar que a nossa luta é em vão, que Deus não estar ouvindo as nossas orações, mas é a hora também de provar a nossa fé, de desacreditar no pai da mentira, mesmo que tudo que ele diz pareça ser verdade.
O diado é tão ousado que até Jesus ele tentou, mas somos imitadores de Cristo, temos que usar a nossa força e resistir, assim como Jesus, que mesmo sendo Ele Deus estava aqui entre nós, sentindo as nossas provações da carne, e foi até o fim por nós. Sei que a força dEle é incomparável, mas como cristões devemos seguir o exemplo dEle, pois Ele nos prometeu que estaria conosco até o fim dos séculos.
Se você tem andado na brecha, se tem buscado em Deus, e deixando para Ele resolver aquilo que você não pode fazer, então o seu trabalho é descansar e esperar por Ele. Sei que é mais fácil falar do que fazer, a espera é doída, não sabemos o que está acontecendo do outro lado enquanto oramos pela volta do conjugue ou a volta do namorado(a), ou aquela porta de emprego que tanto precisamos, seja qual for a sua espera, não sabemos o que há por traz daquilo que os nossos olhos carnais não alcançam, enquanto estamos com os joelhos dobrados orando e jejuando, não sabemos o estar acontecendo nem o que há de vir, mas quando deixamos nas mãos do Pai resolver, não tem jeito, a espera é inevitável.

Deixe Deus trabalhar, se está difícil aguentar a ansiedade, peça a Deus que conforte o seu coração no deserto, que arranque de você esse medo, que tire da sua mente essas dúvidas.
Quando os discípulos de Jesus estavam no barco e apareceu uma tempestade, Jesus apareceu caminhando sobre o mar, mesmo em meio a uma grande tempestade (Marcos 19 a partir do versículo 22), com o mar agitado, Jesus caminhava sobre ele, porque nada daquilo para Ele era grande. Jesus está muito acima dos seus problemas, Ele pode mudar tudo de uma hora para a outra, Ele tem o poder de mudar a tua história.
Confie no Senhor, abra o teu coração quando te faltar forças, quando te faltar a fé. Deus não irá te condenar por isso. Observe o livro de Marcos 9 a partir do versículo 17, onde conta a história de um pai que seu filho estava possuído por um demônio e nem mesmo os discípulos de Cristo conseguiram expulsar o espírito maligno, então Jesus disse ao pai do menino que se ele acreditasse tudo era possível aquele que crer, mas o pai calejado de tanto sofrer de tanto acreditar em falsos profetas que não conseguiram ajudar, e ele pediu a Jesus, que o ajudasse na sua incredulidade, Jesus não repreendeu aquele pai quando ele pediu que o ajudasse na sua incredulidade, ele foi sincero com Jesus, ele abriu o coração, ele queria acreditar, mas tanto que sofreu, talvez durante anos por uma solução, e só teve frustração.
Interpretando as palavras desse homem, é como se por traz daquelas palavras ele quisesse dizer que crer, só não conseguia não olhar as circunstâncias, só estava cansado de acreditar que alguém pudesse salvar o seu filho, a sua fé estava abalada. Jesus sabe o quanto você e eu somos limitados, Ele sabe que não somos perfeitos, mas se você for sincero e abrir o teu coração, Ele vai cuidar de você, vá a Ele do jeito que você está fraco, oprimido, sem forças, Ele vai te levantar, só depende de você.
Jesus te ama, ama tanto que carregou em seu corpo todas as dores que estava destinado a nós, Ele sofreu para nos redimir diante de Deus, reflita todos os dias sobre esse amor, veja que você tem o mais importante do que tudo, você tem Cristo, que está a sua espera para fazer parte da sua vida se você deixar.
Sempre dou conselhos para aqueles que me procuram e dizem que estão ao ponto de não aguentar, de ocupar as suas mentes para que não pensem o tempo todo em coisas negativas, para que a depressão não leve totalmente as suas forças e a fé.
No meu deserto eu passava horas na internet procurando tudo que me edificasse, vídeos motivacionais, textos com reflexões bíblicas, testemunhos, filmes evangélicos e bíblicos, ouvia louvores, também ministrações, principalmente no site da Avec com o pastor Silas Malafaia. Nos filmes, principalmente nos filmes bíblicos, sempre assistia e pensava comigo mesma que essa virada que estava acontecendo na vida dos personagens do filme aconteceria comigo, principalmente nas histórias de Rute e Ester, Ester por exemplo, sofreu uma grande ameaça de seu inimigo Hamã, que queria a morte de todos os judeus, mas ela foi ao Rei dos Reis, e suplicou que Deus a livrasse ela e o seu povo da morte, com coragem e confiança em Deus ela foi diante do ReiAssuero, mesmo sabendo que não poderia ir a sua presença sem ser convidada, pois ela poderia até morrer por isso, ela foi e pediu ao ReiAssuero pela vida dela e do seu povo. E Deus deu uma grande virada na vida dos judeus através do Rei Assusero, não só salvando a vida do seu povo, mas a forca que foi preparada para a morte do seu primo Mardoquel foi usada para a morte de Hamã, e foi declarada em forma de lei que todos deveriam deixar os judeus em paz, para aqueles que não viram o filme ou leram a história do livro de Ester, vale a pena.
Deixo aqui todos os filmes que assisti no meu deserto que recomendo, ocupem suas mentes com grandes histórias, de muitas lutas, mas também de grandes vitórias:

A história de Rute
Ester
José do Egito
O Rei Davi
Salomão
Abraão
Jacó
Moises
Prova de fogo
Desafiando gigantes
O peregrino, uma jornada para o céu
Deus não estar morto
A filha do pastor
O poder da graça, e muitos outros...

Sintam-se edificados, fortalecidos com essas histórias de força, coragem e fé, é esse mesmo Deus que trabalhou nessas vidas que estar trabalhando na de vocês!
Sintam o amor de Cristo, e sejam felizes, ainda que o mundo te faça chorar, Deus quer te ver sorrindo!


4 comentários:

  1. Laís, obrigado por este texto edificante. Fico aliviado em saber que Cristo conhece nosssas fraquezas. Por mais que saibamos que o deserto é lugar de sermos fortes e confiar em Deus, os nossos medos, tristezas e preocupações nos tentam atacar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico realmente feliz que minhas palavras tenham alcançado o seu coração. fique na paz...

      Excluir
  2. Glória a Deus por mais um blog. A palavra diz que aquele que tiver fé obras maiores fará,apesar de já ter ouvido que Jesus não é online,eu te digo que essa obra ainda é maior que a de Jesus uma vez que naquele tempo ele não tinha internet para evangelizar. Que Deus abençoe e que através desse blog a palavra de Deus possa alcançar os quatro cantos do mundo.!Que toda honra e toda glória seja dada ao Senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas suas palavras minha querida Dulce, que o Senhor te abençoe!

      Excluir