28/04/15 Jejum de Ester: 4º dia de campanha

NUNCA QUEBRAR A ALIANÇA APOSTÓLICA

TEXTO BASE:
Ester 1:18
18 Hoje mesmo, as princesas da Pérsia e da Média, ao ouvirem o que fez a rainha, dirão o mesmo a todos os príncipes do rei; e haverá daí muito desprezo e indignação.
Rute 1:14-18
14 Então, de novo, choraram em voz alta; Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela. 15 Disse Noemi: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada. 16 Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. 17 Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. 18 Vendo, pois, Noemi que de todo estava resolvida a acompanhá-la, deixou de insistir com ela.

A ALIANÇA APOSTÓLICA É UM VALOR ESPIRITUAL INDESTRUTÍVEL

  Ø Um dos maiores valores dentro da Igreja Apostólica é a aliança. A religiosidade não entende o valor de uma verdadeira aliança, por isso a religiosidade combate àquilo que não consegue vencer com frases do tipo: “eu sirvo a Deus e não a homens” ou imaginando que a nossa aliança é uma idolatria.
          Certa vez, ministrando sobre este mesmo texto, o Apóstolo nos disse que existem dois tipos de fidelidade:
- A fidelidade de Orfa que é a fidelidade humana – que a fidelidade de acordo com a conveniência do momento. Enquanto Noemi tinha filho para Orfa, ela era fiel, quando o filho morreu, a fidelidade acabou.
- O segundo tipo de fidelidade é fidelidade de Rute que é a fidelidade espiritual – que é a fidelidade daquele que vai além, que vai até o fim, que vai até as ultimas conseqüências. Esta fidelidade independe de circunstâncias ou situações.
  Ø  Mesmo com o marido morto, Rute estava lá, porque a aliança nos leva a ficar no dia da dificuldade e esta é a nossa maior resposta ao diabo – continuarmos de pé. Como aconteceu com Rute, a aliança é a habilitação para o nosso resgate. Não houve resgate para Ló, porque ele rompeu a aliança com Abraão e aquele que quebra uma aliança leva sobre si para a vida inteira o peso e o ônus daquela quebra.

PARA NUNCA QUEBRAR A ALIANÇA APOSTÓLICA É NECESSÁRIO:

- NÃO VOLTARMOS ATRÁS.
Lucas 9:62
62 Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.

Ø Noemi disse para Rute: “volta”! Ter uma aliança apostólica quer dizer tomar posse do reino e tomar posse do reino significa ocupar a posição que Deus nos deu.
Ø Quando Vasti quebrou a aliança? Quando através da omissão da religiosidade, ela foi completamente irreverente a aliança. Aquele que volta atrás quebra a aliança e conseqüentemente perde o reino, perde tudo, porque tudo está no reino – Mateus 6:33.
Ø Aliança apostólica significa um caminho sem volta. Rute não podia voltar – a aliança é assim. A pessoa que fomos no nosso passado nunca mais vamos voltar a ser. Estamos estragados para o mundo. Quem tem uma aliança apostólica indestrutível sabe que a partir da aliança a sua vida só serve para servir a Deus. A aliança é quebrada quando as deformações são remontadas.
Ø Somente os desertores podem voltar e quebrar uma aliança apostólica. O desertor é aquele que abandona inconsequentemente o campo de batalha no meio da guerra. Porém, um homem de honra sabe o valor de uma verdadeira aliança. O homem de honra vai até o fim, vai além, vai até as ultimas conseqüências. O Apóstolo nos ensinou que existem dois tipos de pessoas – o admirador e o filho. O admirador sempre está suscetível a uma quebra, porém o filho passa a dificuldade na casa do pai, pois foi gerado da aliança e não a quebra jamais.

Atos 3:25
25 Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus estabeleceu com vossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência, serão abençoadas todas as nações da terra.

Ø  Assim é a Igreja Apostólica, assim somos nós – filhos do profeta e da aliança.

- SERMOS FIÉIS ATÉ A MORTE – APOCALIPSE 2:10.
2 Samuel 15:21
21 Respondeu, porém, Itai ao rei: Tão certo como vive o Senhor, e como vive o rei, meu senhor, no lugar em que estiver o rei, meu senhor, seja para morte seja para vida, lá estará também o teu servo.

Ø  Rute disse para Noemi: “Nada que não seja a morte vai me separar de ti”.
Ø  Quem tem uma aliança, vive pela aliança e morre pela aliança.
Ø  Aliança significa: para vida ou para a morte, eis-me aqui Senhor. Aliança significa: tempo ruim, tempo bom, eu estou posicionado.
Ø  O elo de uma aliança apostólica é o sacrifício, porque para nós o sacrifício não é fim da linha, mas o inicio de um novo tempo, porque depois do sacrifício vem a ressurreição.

Salmos 50:5
5 Congregai os meus santos, os que comigo fizeram aliança por meio de sacrifícios.

SERMOS RESOLVIDOS.
Daniel 1:8
8 Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.

   Ø  Quando Noemi viu que Rute estava resolvida, deixou de insistir com ela.
  ØA resolução parte de uma convicção interior que nos torna incontamináveis.
Ø Por isso, Judas quebrou a aliança, por causa da contaminação de deixar satanás entrar no seu coração – João 13:2 e 27. E o mais impressionante é que Judas não traiu somente a Cristo, mas ele traiu a si mesmo. Traiu o seu chamado, o seu futuro e a sua constituição
  Ø  A essência de uma aliança apostólica é a disciplina, pois a aliança para nós não é uma fase da nossa vida, mas um modo de vida.
  Ø  O grande mau das pessoas nestes dias, é que não estão resolvidas porque isso representa a falta de convicção ao seu chamado.

Ezequiel 20:37
37 Far-vos-ei passar debaixo do meu cajado e vos sujeitarei à disciplina da aliança;

Ø  A aliança apostólica é aliança de santidade, pois a disciplina é o mais forte pilar da santidade. Disciplina é pagar o preço de vencer a si mesmo pela aliança. Quem tem uma aliança, não busca o que é melhor para si, mas o que é melhor para a aliança.

QUANDO NÃO QUEBRAMOS A ALIANÇA APOSTÓLICA:

TEMOS A UNÇÃO QUE EMANA DA ALIANÇA.
Isaías 59:21
21 Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles, diz o Senhor: o meu Espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se apartarão dela, nem da de teus filhos, nem da dos filhos de teus filhos, não se apartarão desde agora e para todo o sempre, diz o Senhor.
Ageu 2:5
5 segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espírito habita no meio de vós; não temais.

Ø  Esta é uma verdade espiritual poderosa – se existe aliança há unção, se a aliança é cortada à unção é tirada.
Ø  De onde vem a nossa unção? De Jesus (do corpo). E ela vai para onde? Para o corpo.
Ø  Porém, o que acontece é que nós estamos vivendo um tempo em que muitas pessoas inconseqüentemente quebram a aliança com o corpo, mas imaginam que a unção continua com elas. Quando nós vemos a vida de Ló, uma coisa é clara, Ló não era abençoado por causa dele, Ló era abençoado por causa de Abraão, por causa da aliança. 
Ø  Muitos nos dias de hoje quem ser autônomos da fé.
Ø  Quando Judas quebrou a aliança com Cristo, nunca mais foi chamado de discípulo ou apóstolo, porém recebeu a marca de traidor. O traidor não respeita a aliança.
Ø  Isto significa algo que é um princípio espiritual, uma lei espiritual imutável – quebrou a aliança, perdeu a unção – segundo a Palavra da aliança é que o Espírito está no nosso meio.
Ø  A unção está na nuvem, se sairmos dela a unção vai ficar, ela não vai me seguir e vamos perder o tempo de Deus na nossa vida e conseqüentemente toda a nossa constituição.

VIVEMOS A VITÓRIA SOBRENATURAL DA ALIANÇA.

2 Samuel 23:8-12
8 São estes os nomes dos valentes de Davi: Josebe-Bassebete, filho de Taquemoni, o principal de três; este brandiu a sua lança contra oitocentos e os feriu de uma vez.
9 Depois dele, Eleazar, filho de Dodô, filho de Aoí, entre os três valentes que estavam com Davi, quando desafiaram os filisteus ali reunidos para a peleja. Quando já se haviam retirado os filhos de Israel,
10 ele se levantou e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar pegada à espada; naquele dia, o SENHOR efetuou grande livramento; e o povo voltou para onde Eleazar estava somente para tomar os despojos.
11 Depois dele, Sama, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram em Leí, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas; e o povo fugia de diante dos filisteus.  
12 Pôs-se Sama no meio daquele terreno, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o SENHOR efetuou grande livramento.

Ø  Realizar os impossíveis e fazer aquilo que nunca foi feito antes – tudo isto está concentrado na aliança. Os valentes de Davi faziam proezas – Salmos 60:12. Mas, de onde vinha tudo aquilo? Da aliança de amor e de sangue que aqueles homens tinham com Davi. Pare para pensar um pouco; Quem eram aqueles homens antes da aliança e sem a aliança? Endividados, amargurados de espírito e pessoas em aperto – 1 Samuel 22:1 e 2. E depois da aliança? Um exército invencível.  
Ø  Muitos quebram a aliança por causa da ingratidão – olhe quem você era e olhe quem você é, olhe onde você estava e onde Deus te colocou. Não quebramos a aliança quando sabemos que temos uma dívida de amor com aquele que tirou de Adulão.
Ø  Nós aprendemos com o Apóstolo – nós vencemos satanás, quando nós usamos uma arma que o diabo não conhece e a única arma que o diabo não conhece é o amor.

DEUS SE LEMBRA DA ALIANÇA.

Êxodo 2:23-25
23 Decorridos muitos dias, morreu o rei do Egito; os filhos de Israel gemiam sob a servidão e por causa dela clamaram, e o seu clamor subiu a Deus. 24 Ouvindo Deus o seu gemido, lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó. 25 E viu Deus os filhos de Israel e atentou para a sua condição.
Ezequiel 16:60
60 Mas eu me lembrarei da aliança que fiz contigo nos dias da tua mocidade e estabelecerei contigo uma aliança eterna.

  Ø A fidelidade a aliança é uma oferta memorial diante de Deus. Quando há um memorial, há ressurreição, pois um memorial não morre jamais.
  Ø  No dia da perseguição o traidor perece, o traidor se suicida, mas quem possui uma aliança vive a interferência de Deus.
Ø  Nova aliança, não é o abolir da antiga, mas o aperfeiçoar da que já existe através do crescimento, amadurecimento e ações efetivas , não só palavras!!!!!

1 Coríntios 11:25
25 Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.



0 comentário

Postar um comentário