28/10/16 Transformando o vexame em honra - 1° parte.



Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efrateu.
E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o da outra Penina. E Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha.
Subia, pois, este homem, da sua cidade, de ano em ano, a adorar e a sacrificar ao Senhor dos Exércitos em Siló; e estavam ali os sacerdotes do Senhor, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli.
E sucedeu que no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas.
Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o Senhor lhe tivesse cerrado a madre.
E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o Senhor lhe tinha cerrado a madre.
E assim fazia ele de ano em ano. Sempre que Ana subia à casa do Senhor, a outra a irritava; por isso chorava, e não comia.
Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?
1 Samuel 1:1-8

Amados irmãos,

Hoje trago essa linda história de Ana, onde irei dividir em duas ou mais partes, dependendo da quantidade de assuntos que vou esboçando.

Ana tinha um casamento abençoado, pelo pequeno trecho descrito, Elcana era um bom marido, a amava muito; porém Ana tinha um problema que a deixava triste, ela era estéril, e para piorar a situação Penina por ser fértil e ser capaz de dar uma descendência a Elcana ela provocava Ana, humilhando-a excessivamente.

Naquela época, pela cultura judaica era uma vergonha a mulher ser estéril, pois a mulher só tinha a função de cuidar do marido e dar a ele uma descendência, se ela não podia fazer isso ela não era bem vista pela sociedade.

1° Identificando o verdadeiro inimigo:

Primeiramente, é preciso identificar o inimigo certo, o inimigo de Ana não era Penina, mas sua esterilidade.

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Efésios 6:12

Existem muitas Peninas por aí, que por estarem numa situação favorável e outras não, se acham superiores, se sentem no direito de humilhar e afrontar, mas mesmo que você esteja vivendo um período de “esterilidade” e exista uma Penina na sua vida, não “mire” no alvo errado.
Se você tem sofrido vexame por causa desse gigante que se levantou contra você, lembre-se dos ensinamentos de Jesus:

Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,
Mateus 5:44

O inimigo pode usar pessoas e situações para roubar a sua paz, o melhor a fazer é não cair nas ciladas de satanás, assim como “Penina” que está sendo usada por ele, pois ele tem usado pessoas para te destrair e para que você comece a sentir e pensar todas as coisas negativas e mirar no inimigo errado, e consequentemente usar também as armas erradas.

Lembre-se que: O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; João 10:10

Satanás não quer que você tenha vida, ele usa todas as suas armas, tanto circunstâncias como pessoas para roubar seus sonhos, sua paz, sua alegria. Porém o Filho de Deus se manifestou para desfazer as obras do diabo.

Não mire no inimigo errado, não caia nas artimanhas daquele que veio para tentar impedir os sonhos de Deus se realizarem na sua vida.

2° Aprendendo a lutar com as armas certas:

Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;
2 Coríntios 10:4

Após identificar o verdadeiro inimigo, agora aprenderemos a lutar com armas certas, se o inimigo não é alguém carnal, então não posso usar armas “naturais” para vencê-lo. Esse inimigo não se vence pela força do braço, mas pela força da oração.


E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
João 8:32
A nossa arma é a Palavra de Deus, ela é viva e eficaz. Nesse livro Santo, que é a Bíblia, contém todas as informações que precisamos para vivermos de acordo com os princípios de Deus e como resultado vivermos bem, se procurarmos conhecer, e obedecer a tudo quanto o Senhor nos ordena através da Palavra dEle, Ele nos abençoará e fará prosperar todos os nossos caminhos.
Se não tem o hábito de ler a bíblia diariamente, aconselho a começar a ter, comece também com um plano de leitura diário. Leia de 3 a 4 capítulos por dia, o que não entender, procure na internet (veja bem as fontes, existem bons sites de cristãos de estudos bíblicos) ou um pastor, ou alguém da igreja que possa lhe ajudar, quando se der conta já conseguiu ler toda, mas não pode parar por aí, isso deve ser um hábito para toda a vida.

Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos.
Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.
Provérbios 3:1,2

Precisamos fazer uma leitura continua, só assim, meditando todos os dias em Sua Palavra poderemos guardar Seus ensinamentos. As palavras do Senhor são como fonte de vida inesgotável, nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus. (Deuteronômio 8-3 e Mateus 4:4).

Um dos conhecimentos que a bíblia nos passa, é referente a um dos conselhos de Jesus a respeito da oração.

Em Lucas 18-1:8, Jesus nos ensina a respeito da persistência na oração, Ele faz uma comparação com um juiz injusto, que não tinha o temor de Deus e nem respeitava os homens, mas uma viúva que vinha insistidamente pedir que julgasse a sua causa ao seu favor nunca era ouvida, mas pela sua persistência ele acabou dando o veredito ao seu favor, e Jesus diz quanto mais a Deus, que é amor, misericórdia e perdão, que tudo pode e tudo é, nos dará a setença em nossa favor, por ser o Justo Juiz.
Outra coisa que Jesus nos fala além da persistência de orar, é sobre o Jejum. O jejum é uma arma espiritual muito poderosa, é uma prática para que fiquemos em contato mais intimo com Deus.

Muitas pessoas entendem o jejum de uma forma totalmente equivocada, entendem o jejum como uma “troca de moeda”, eu jejuo e Deus se sente na obrigação de me atender, como se fosse uma espécie de greve de fome, mas não é assim que funciona. O jejum é para matar a carne e vivicar o espirito, quando abrimos mão dos prazeres dos alimentos para passar mais um tempo com o Senhor, significa que eu estou O priorizando em minha vida, que eu estou abrindo mão de mim, para que eu possa desfrutar ainda mais da gloriosa presença do Senhor. E isso já é uma grande recompensa, mesmo que aquilo que eu coloquei em propósito de oração ainda não tenha sido atendido.

Jesus ainda faz a soma de oração+jejum:

Mas esta espécie só sai pela oração e pelo jejum.
Mateus 17:21

Unindo esse dois, temos uma forma poderosa de lutarmos em espirito, pois os dois é um tempo a mais dedicado a Deus, e quanto mais passo tempo com Ele, mais O conheço, mais O amo, mais me encho do Seu Santo Espirito. Existe oração sem jejum, mas não existe jejum (esse jejum do qual falamos como arma espiritual), sem oração. Enfim, somando esses dois, as forças das trevas vão invalidando suas forças contra nós.

Voltando a falar em oração, temos vários exemplos na bíblia de orações que mudaram o curso das coisas.

Ana era uma mulher humilhada, e dentro da sua própria casa não podia ter paz, pois além de sua esterilidade tinha Penina que também era uma dar armas que satanás estava jogando contra ela, para que ela fosse completamente infeliz, mas a através da sua oração, Deus a respondeu e lhe deu honra no lugar da vergonha.

Além do jejum e oração, use todas as sementes certas e o resultado dessa colheita será tudo o que você plantou, mas não na mesma proporção, mas será bem maior.

Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
Gálatas 6:8

Não haja na carne, não pague o mal com o mal. Faça o bem sempre que possível independente de quem for. Desarme todas as afrontas demonstrando amor, ninguém pode passar a vida inteira humilhando quem só responde com gentileza e bondade.

3°Agir pela fé:

Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele.
Hebreus 10:38


Quando aceitamos Jesus como Senhor e Salvador, aprendemos a viver de uma forma diferente do mundo afora. Nós cremos em Seus ensinos e O obedecemos, nós cremos que Sua palavra irá se cumprir haja o que houve, passe o tempo que passar.

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
Hebreus 11:6


Ao contrário do que muitos pensam, a fé não é questão de sentimento. Posso sentir profunda tristeza por alguma tribulação que eu esteja vivendo, mas continuo crendo que Deus pode mudar a situação e não só pode, mas apesar dos “ventos” soprarem ao contrário, tenho total convicção de que Ele irá cumprir toda Sua promessa na minha vida.


Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
Hebreus 11:1

No item anterior falei sobre lutar com as armas certas, se faço isso, então estou agindo pela fé. Do contrario uma pessoa não pode tratar bem uma pessoa que só o trata mal, só me comporto assim porque acredito e confio nas palavras de Jesus. Do contrário esse exemplo que dei não faria nenhum sentindo agir assim.

Se eu confio e coloco em prática as palavras do Senhor, mesmo que eu não esteja vendo nenhum sinal de melhora, isso é porque continuo crendo, pois eu sei que com minhas atitudes de fé trará resultados a meu favor, mesmo que eu não esteja colhendo esses resultados agora, mas minha fé (crença) é que move minhas decisões e atitudes.

Então, fé é uma questão de escolha. Todos nós temos o livre arbítrio para escolher se acreditamos ou não no Senhor, mas se optarmos em acreditar e não praticamos Seus ensinamentos, então nada vale a minha fé.

Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
Tiago 2:17

Preciso ouvir e praticar, mas antes disso é necessário conhecer a palavra, mas se não conhecemos, como praticar? Por isso, antes de tudo conheça, e então passe a viver em obediência a Sua palavra, e como resultado, viva a honra do Senhor.

Continua...

0 comentário

Postar um comentário