03/11/16 Transformando o vexame em honra - 3° parte.



1° Jesus é seu advogado

E assim fazia ele de ano em ano. Sempre que Ana subia à casa do Senhor, a outra a irritava; por isso chorava, e não comia.
1 Samuel 1:7

Uma coisa muito importante a ser feita, é não responder as provocações com outra resposta grosseira e nem tentar se justificar de nada. Entenda que Deus está preparando a sua defesa, por isso você não precisa se defender de nada, entregue a sua justiça nas mãos do Senhor, quando o milagre acontecer essa será sua melhor resposta.

Precisamos focar em buscar ao Senhor, em obedecer a Sua palavra e levar a Ele as nossas aflições e esperar pelo Seu agir, mesmo que durante essa espera você esteja sofrendo provocações, entregue tudo isso a Deus, e Ele é quem vai te defender, colocando você numa posição de honra.

Não temos como responder com precisão se Ana respondia as provocações de Penina, mas o resumo que temos dessa história é que Penina provocava Ana, mas Ana não respondia as afrontas de Penina.

O Senhor como um justo juiz julgou a causa de Ana, tirou ela do cativeiro da vergonha e com isso calou as afrontas de Penina.

Imagine Deus revertendo a sua situação ao seu favor e te exaltando no meio dessa tempestade, imagine a sua casa, a sua vida sendo restaurada e reconstruída pelas mãos do Altíssimo, firmados na verdadeira e única Rocha, o Senhor Jesus, e tudo se fazendo novo. É isso que Deus vai fazer na sua vida, basta confiar, buscar e obedecer.

Com isso, todos aqueles que te humilhavam e te provocavam não terão mais motivos de fazerem assim, e ainda ficarão constrangidos por tudo o que fizeram contra você vendo que a situação se converteu.

E ainda, com o testemunho da sua vida, você será um canal de benção levando outras pessoas a Cristo. Você foi chamado a ser o sal da terra, a sua vida deve luz para que a luz de Cristo que brilha em você chamem a atenção de outros que vivem em trevas.

Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão.
Salmos 84:11

Confie no Senhor como seu advogado, não responda o mal com o mal, não haja na carne, dê toda a autoridade ao Espirito Santo de agir por você, e com certeza com Deus trabalhando na sua vida e julgando a sua causa, o sol da justiça de Deus vai brilhar novamente na sua história.


2° Um voto diferente


Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.
E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.
1 Samuel 1:10,11


Amados,

Nós já sabemos que Deus tem absoluto poder e domínio sobre todas as coisas. Ele sempre agi com bondade e misericórdia, mesmo sabendo que somos pecadores e não somos dignos da Sua graça.

Não poderíamos dizer ou fazer alguma coisa que pudéssemos nos tornar merecedores de receber algo do Senhor, e sem falar que por meio do sacrifício de Jesus, recebemos a maior vitória de todas, a nossa salvação!

Ele nos responde, nos abençoa, abre portas, e opera milagres, por pura bondade e amor!

Ele deseja sempre o melhor para nós, e através da entrega de Jesus na cruz do calvário vencemos sobre todas as coisas, e poderemos viver todas as promessas de Deus ainda nesta terra.

Enfim, Ele não depende de nós para fazer qualquer coisa, mas Ele escolheu que viveríamos com Ele um relacionamento especial, de intimidade e amor, desde que vivamos em obediência e seguindo a Sua direção.

E mesmo Ele não precisando de nenhuma palavra nossa ou qualquer ato para que possa agir, pois Ele é soberano para fazer tudo conforme Lhe apraz, mas como eu disse antes, Ele mesmo estabeleceu uma relação de amizade, entre Ele e o homem, e somente o homem por meio do pecado e da falta de comunhão com Ele, que não permite que essa relação aconteça conforme o desejo de Deus.

E uma das maneiras de nos relacionarmos com Ele, é através da oração, precisamos dizer tudo aquilo que aflige a nossa vida, nossas necessidades, sonhos, problemas, enfim, tudo. Muitas vezes basta apenas uma oração para que venha a resposta do Senhor, outras vezes são meses ou até anos, acompanhados de muitos jejuns e derramamentos aos pés do Senhor.

No exemplo de Ana, vimos que ela fez algo diferente do que deve ter feito em sua vida toda de casada, ela fez um voto que mudou toda a sua sorte.

Em muitos casos, a questão da aparente demora é porque ainda não chegou o tempo certo de receber a benção, em outros pode ser um doído, mas necessário “não” de Deus, porém em outros depende de uma fé ousada, de um passo firme, algo diferente de nossa parte para que venha a resposta do Senhor.

Foi isso que Ana fez, ela cansou de fazer as mesmas coisas todos os anos, ela semeou de um jeito diferente acompanhado com um voto que enfim trouxe a honra que ela tanto esperava.

Não vamos prometer mundos e fundos para Deus e jamais fazer algo que saia do direcionamento dEle, mas você pode pensar em algo que pode oferecer ao Senhor com fé e amor, não só pensando em satisfazer os desejos egoístas, mas algo que seja para honra e glória dEle.

Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente.
2 Coríntios 9:6

Ana ofereceu a Deus o que ela tinha de melhor, algo que ela mais aguardava na vida, algo que nem tinha chegado a ela ainda, ela ofereceu a vida de seu filho Samuel para servir ao Senhor toda a sua vida.

Ofereça ao Senhor algo que nunca ofereceu antes, mas para que o Senhor seja honrado através do seu voto. Se não conseguir pensar em nada, peça direção do Senhor, e com certeza Ele te dará sabedoria para dar a Ele a melhor oferta (não necessariamente dinheiro).  

Em tempos de vergonha semeie para o Senhor, dê um passo de fé e na sua colheita receba a benção do Senhor, juntamente com a sua coroa de honra.

Continua...

0 comentário

Postar um comentário