09/11/16 Transformando o vexame em honra - 4° parte, final!



1° Vivendo a honra:

E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o Senhor se lembrou dela.
E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.
1 Samuel 1:19,20



Ana viveu a espera em realizar o sonho da maternidade, viveu a afronta por essa espera, e agora chegou o tempo de viver a honra.
Do Senhor ela pediu, e do Senhor foi concedido à benção.

É algo maravilhoso viver o sobrenatural de Deus, algo que todos jugavam ser impossível de ser feito, Ele faz acontecer.

Porque Ele é Deus que realiza proezas, que transforma o impossível em possível.

Podemos crer no amanhã, pois Ele vivi!

Graças a garra de Ana hoje temos esse exemplo de persistência e fé, e como disse o apostolo Paulo, podemos através dessas histórias tirarmos lição de que por meio da fé é que os antigos alcançaram testemunhos, e podemos alcançar também, pois sabemos no Deus em que temos crido. (Hebreus 11:1-40).

E na história de Ana, pela fé ela venceu o gigante da esterilidade, derrotou a vergonha de ser uma mulher infértil e viveu a honra de realizar seu maior sonho, o de ser mãe.

Precisamos viver a nossa fé diariamente, haja o que houver, venha à circunstância que vier, é na certeza de que Deus está promovendo a sua vitória que as coisas realmente mudam, pois cremos no Senhor mesmo as barreiras sendo grandes e onde não há forças, entendimento ou estratégias humanas em como resolver.

Em momentos assim, Deus simplesmente opera o milagre, e quando Ele faz coisas assim, muitas vezes, deixa muitas pessoas confusas, chegando dizer “mas como?”, “de onde veio essa solução?”, “mas era algo impossível!”, por isso é chamado de milagre, pois é sobrenatural e não conseguimos explicar, é algo além da capacidade do homem de fazer e de entender, coisas que somente o Senhor conseguir fazer e explicar.

Deus está a favor das nossas vidas, Ele nos ama e deseja sempre o melhor, a única coisa que Ele nos pede é confiança, algo difícil de se ter em momentos dolorosos, mas é somente isso acreditar no Senhor com toda a nossa força, confiar que Ele está abrindo o mar vermelho e logo ultrapassaremos com os pés enxutos cantando o hino da vitória.

Deposite sua fé no Senhor, é dEle que virá a solução, é Ele quem vai abrir a porta que ao olho do homem jamais poderá ser aberta. Não sei qual a esterilidade que você está vivendo agora, mas eu creio que Ele vai trazer a fertilidade pra sua vida.

Da mesma forma que o Senhor visitou Ana e dela se lembrou, O Senhor está te visitando agora, Ele se lembrou das suas orações, Ele está trabalhando através do passo de fé que você deu, a partir de tua obediência e da sua entrega, Deus está trazendo a tua coroa de honra repleta de vitória.

Confia no Senhor, espera pelo Senhor e certamente Ele virá em teu socorro!

Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam.
1 Coríntios 2:9

Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro?
O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.
Salmos 121:1,2

Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.
Isaías 64:4



2°Colhendo os frutos duplamente:

Então orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação.
Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.
Não multipliqueis palavras de altivez, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o Senhor é o Deus de conhecimento, e por ele são as obras pesadas na balança.
O arco dos fortes foi quebrado, e os que tropeçavam foram cingidos de força.
Os fartos se alugaram por pão, e cessaram os famintos; até a estéril deu à luz sete filhos, e a que tinha muitos filhos enfraqueceu.
O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.
O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.
Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo.
Os pés dos seus santos guardará, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas; porque o homem não prevalecerá pela força.
Os que contendem com o Senhor serão quebrantados, desde os céus trovejará sobre eles; o Senhor julgará as extremidades da terra; e dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido.
1 Samuel 2:1-10

Essa foi à oração de Ana em agradecimento pela benção recebida.

Em suas palavras ela diz que do Senhor vem a ultima palavra sobre tudo, sobre viver ou morrer, abater ou exaltar, enriquecer ou empobrecer, enfim, Ele sempre faz tudo conforme é o Seu desejo.

Por isso mesmo é que podemos confiar, pois a Sua intenção é sempre nos favorecer, mesmo que às vezes Ele tenha que nos colocar em algumas provas para que possamos aprender algo, e isso também é amor e cuidado.

Ana viveu uma grande honra, o seu nome agora estava na galeria dos vitoriosos. E o seu primeiro filho, Samuel, serviu ao Senhor toda a sua vida, e foi um dos grandes profetas de Deus.

Ambos tiveram seus nomes para sempre marcados na história e se tornaram exemplos para nós.

Ana poderia nunca ter sido citada na bíblia se sua história fosse de outra forma, se tivesse se conformado em se estéril, não teria sua descendência e nós não teríamos essa linda história como exemplo para prosseguirmos em nossa fé. Mas pelo seu passo firme em sua persistência tivemos um final maravilhoso, ela foi abençoada, seu filho viveu uma vida dedicada ao serviço de Deus, e foi um grande homem de Deus. E nós hoje podemos nos espelhar com essa história, no fim até nós fomos abençoados pela persistência de Ana por termos mais esse exemplo de que vale a pena a nossa caminhada com Deus, e o mais importante o nome do Senhor foi glorificado.

Aquela a quem a humilhava, os nomes dos seus filhos não foram se quer citados na bíblia, provavelmente porque não houve nada de diferente em suas vidas em relação à obra de Deus, mas Samuel, o filho de uma mulher que até então era estéril, de uma mulher que era motivo de chacota teve um final diferente dos outros filhos de Elcana, por ter toda a sua vida a disposição em servir ao Senhor, e serviu com amor e temor.

Ana confiou no Senhor, persistiu na oração, prosseguiu em sua fé, deu um passo firme ao oferecer aquilo que ela ainda nem tinha, o seu filho, e foi respondida teve uma colheita grandiosa, muito mais do ela havia pedido. O Senhor usou aquilo que lhe envergonhava e lhe exaltou, e sua vida mudou para sempre.

Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.
Isaías 43:19







E Eli abençoava a Elcana e a sua mulher, e dizia: O Senhor te dê descendência desta mulher, pela petição que fez ao Senhor. E voltavam para o seu lugar.
Visitou, pois, o Senhor a Ana, que concebeu, e deu à luz três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do Senhor.
1 Samuel 2:20,21


Nesse trecho, vemos que Ana não gerou apenas a Samuel, o filho a quem ela entregou ao Senhor para O servi, o sacerdote Eli a abençoou para que tivesse mais filhos.

A vitória não veio conforme o plantio de Ana, ela veio muito maior!

Ana não pôde ficar com Samuel, sendo ele separado para o Senhor, por isso Deus lhe concedeu mais filhos e filhas, e ela teve a alegria de viver a sua maternidade acompanhando de perto o crescimento de cada um. Ou seja, ela foi mãe não só porque gerou, mas por ter amado, educado, criado cada um.

Foi algo grandioso o que Deus na vida de Ana, o Senhor cessou toda afronta e ela foi honrada sobremaneira, sua colheita veio de forma inesperada.

E como já havia mencionado, hoje nós podemos nos espelhar na história dessa serva do Senhor, essa mulher que teria tudo para ter um final triste, seria amargurada toda a sua vida, não deixaria a sua descendência, mas por sua fé o rumo das coisas mudaram e ela viveu o milagre de Deus.

Seja uma Ana, assuma sua posição como filho e filha de Deus, não se conforme com esse mundo, Deus quer fazer de você um vaso de honra.

Não retroceda diante do impossível, a sua frente vai o Senhor dos exércitos, é Ele quem desbarata o exercito inimigo e destrói toda a fortaleza das trevas, é Ele quem opera maravilhas, é dEle que vem a vitória!

Lembre-se de muitas citações bíblicas nas palavras do Senhor “Seja forte e corajoso”, “Eu sou contigo para te livrar”. Você não está só, ao seu lado está o mais Valente. Simplesmente creia no Senhor, creia em suas promessas e jamais desista aquilo que Ele mesmo deseja te entregar, plante a semente da fé e por fim viva a honra do Senhor, a vitória virá muito maior do que o esperado.

Tão somente creia!

Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria.
Isaías 61:7






0 comentário

Postar um comentário