10/03/17 A benção de Obede-Edom



Então vieram os homens de Quiriate-Jearim, e levaram a arca do SENHOR, e a trouxeram à casa de Abinadabe, no outeiro; e consagraram a Eleazar, seu filho, para que guardasse a arca do SENHOR.
E sucedeu que, desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram que até chegaram vinte anos, e lamentava toda a casa de Israel pelo Senhor.
1 Samuel 7:1,2




Amados irmãos,


Houve uma época no antigo testamento, em que os filisteus derrotaram o povo hebreu e tomou à arca da aliança, esta ficou por um tempo com os inimigos dos descendentes de Jacó.


A arca da aliança, foi criada por ordem do próprio Deus, o que simbolizava a presença dEle. Os próprios filisteus temeram em permanecer com a arca, sabiam que haveriam consequências por terem furtado algo tão sagrado, e quando a arca retornou, a primeira casa em que foi acomodada, foi na casa de Abinadabe.


O texto não diz claramente por quanto tempo ficou na casa desse homem, apenas fala que ficou na região em que este morava, na região de Quirite-Jearim, e permaneceu lá por 20 anos. Pode ser até mesmo na casa dele que ficou esses anos.


Bom, durante o tempo que ficou na casa de Abinadabe, parece que a presença da arca em sua casa não houve nenhuma diferença, como se não fosse nada demais.


Se a arca, que era a presença do Deus vivo estava com uma pessoa, significa que ela estava diante do Senhor. Mas mesmo assim, pelo menos na palavra, não encontramos nada que mostrasse o quanto Abinadabe foi abençoado com esse privilégio.


O que não aconteceu com Obede-Edom, pois mais tarde a arca foi levada a casa dele, como diz o texto:


E não quis Davi retirar para junto de si a arca do Senhor, à cidade de Davi; mas Davi a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu.
E ficou a arca do Senhor em casa de Obede-Edom, o giteu, três meses; e abençoou o Senhor a Obede-Edom, e a toda a sua casa.
Então avisaram a Davi, dizendo: Abençoou o Senhor a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tem, por causa da arca de Deus; foi pois Davi, e trouxe a arca de Deus para cima, da casa de Obede-Edom, à cidade de Davi, com alegria.
2 Samuel 6:10-12


Notem a diferença!


Abinadabe e Obede-edom ambos tiveram o privilégio de receber a arca em suas casas, mas Obede-edom foi abençoado, mas não vemos nada a respeito de Abinadade.



Você também tem a benção da arca, você tem a benção da presença de Deus, sabe como?



E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;
Mateus 27:51



Quando o pecado entrou no mundo, houve separação entre Deus e o homem, pois Deus é Santo e o homem agora era pecador, mas Deus ainda quis manter essa relação, mais tarde Deus escolheu Abrãao como acedente de um povo que seria separado para ser Seu.


Mais tarde quando o povo de Israel se libertou da opressão do Egito, Deus ordenou a criação do templo e separou os trabalhos do mesmo para a tribo de Levi.


No templo, especificamente no Santo dos Santos (Ou lugar Santíssimo), era onde se encontrava a arca da aliança, a presença do Eterno.
A criação do templo e seu conteúdo foram criados como mecanismos para Deus habitar no meio do povo de Israel, para tanto, foram feitas certas exigências no templo.


Somente os sacerdotes e levitas poderiam entrar no templo, e no lugar Santíssimo só poderia entrar os sacerdotes após um ano de purificação. E neste lugar santíssimo existia o véu que simbolizava a separação do Santo Deus com o pecador.


Mais uma vez Deus quis manter essa relação ainda mais próxima e alcançar toda a criatura que se encontrava longe de Sua graça, sem a intermediação de homem para se achegar a Ele. E única saída para isso foi enviando Jesus, através desse Sangue derramado, hoje podemos ter acesso ao trono de Deus.


Cheguei ao ponto crucial aqui do texto, quando se trata de buscar a presença de Deus, você é um Abinadabe em que presença de Deus não faz diferença na sua vida, ou você um Obede-Edom em que valoriza e aproveita o privilégio que o Senhor te deu, de tê-Lo em sua vida?


Se você buscar, a presença de Deus será com você!


Jesus morreu e ressuscitou pra fazer um caminho direto ao Trono do Pai. Ele ligou para sempre os seus passos ao Reino de Deus!


O trono de Deus não está mais distante de você, a presença do véu não veda mais a sua entrada diante dEle, a qualquer hora e em qualquer lugar basta você se dobrar e orar com sinceridade, se arrepender verdadeiramente, reconhecê-Lo como Senhor derramar o seu coração, e Ele estará lá acolhendo suas palavras, seu desespero, toda a sua vida. Ele estará acolhendo você por inteiro nas palmas das suas mãos.


O Reino de Deus está em você, se você aceitar esse Jesus, ouvir Sua voz e colocar em prática as Suas palavras.


Como anda a sua vida de oração? Sua leitura bíblica? Essas são as praticas mais básicas na vida do cristão para uma vivência com Deus.


Jesus disse que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14:6). Ele não disse que tem a verdade, mas que O próprio é a verdade, quando você ler a palavra é o próprio Deus que você conhece.


Perto está o Senhor, de todos aqueles que o invocam! (Salmos 145:18)
Toda vez em que estiver de joelhos e lendo a Sua Palavra, buscando a Ele, o trono dEle estará diante de você! Você tem acesso, aproveite a presença dEle, der o máximo de valor e importância que isso traz para a sua vida.


É a presença do Criador que estamos falando, isso é lindo e maravilhoso. Ele mesmo quis te trazer para perto dEle, não desperdice esse privilégio, se sinta honrado e usufrua de todos os benefícios que traz essa Maravilhosa e Perfeita Companhia.


Seja um Obede-Edom, aproveite a oportunidade de está diante do Seu Trono de Poder e Glória, busque e viva essa intimidade, receba a benção de ter o Criador na sua vida.


Se você viver em Sua presença, como resultado dessa comunhão a benção estará sobre você. Sê tu uma bênção. Gênesis 12:2


Todos irão olhar e dizer: “Verdadeiramente Deus é com você”. Pois não há benção maior do que ter o Abençoador na sua vida!


Experimente!

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
2 Crônicas 7:14



1 comentários:

  1. Glória a Deus! Achei esse blogs hoje, que benção poder compartilhar e aprimorar conhecimentos, a respeito do nosso Deus.
    E a mensagem de hoje para mim foi uma benção, preciso tomar posse desta comunhão, buscar cada vez mais a presença do Senhor,para que as bençãos aconteça na minha vida!

    ResponderExcluir