15/03/17 Lutando contra o ego



Amados,

Compartilhando mais uma vez, um e-mail que recebi, esse não tem informação de sua autoria, quem souber favor me informar e daremos os devidos créditos.


Irmãos, acredito que devemos confiar em nós mesmo, considerando que Deus nos criou com inteligência e capacidades, e adiciona sabedoria e habilidades na medida de nossas precisões e tarefas a serem cumpridas, e também na medida em que pedimos a Ele, como aconteceu com Salomão que pediu sabedoria ao Senhor para governar o povo de Israel com justiça.


Mas isso não nos dá o direito de nos sentirmos superiores, e principalmente independentes do Senhor, é isso o que acontece com muita gente, por exemplo, depois de chegar algum cargo elevado na empresa em que trabalha, com elogios das tarefas desenvolvidas com qualidade, se esquecendo de que é do Senhor quem vem todas as coisas.


Por isso, não vamos alimentar nosso ego de que somos os tais. Somos o que somos, porque o nosso Criador nos fez assim, e toda a nossa sabedoria e capacidade vem unicamente dEle, que é bom e misericordioso.


Nunca devemos nos esquecer quem somos e de onde viemos, e jamais deixarmos nos tornar pessoas soberbas e esquecermos que é do Senhor quem vem a sabedoria e todas as oportunidades em que encontramos. Lembremos que Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. (Tiago 4:6)

*******


Meditação: … Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. (Tiago 4:6)

Pensamento: A graça de Deus é o amor infinito expressando-se por meio de infinita bondade.

Leitura: Tiago 4:6-17.


            Quando um general retornava de uma batalha vitoriosa, a Roma antiga fazia um desfile de boas-vindas ao conquistador. O desfile incluiria as tropas do general e os prisioneiros; considerados troféus que eram trazidos como prova da vitória. Enquanto o desfile percorria a cidade, as multidões aplaudiam o sucesso do seu herói.



            Para evitar que o ego do general se tornasse excessivamente inchado, um escravo andava com ele em seu carro. Por quê? Para que, enquanto as multidões romanas estivessem louvando o general, o escravo poderia continuamente sussurrar em seu ouvido: “Você também é mortal”.



            Quando somos bem-sucedidos, também podemos perder de vista a nossa própria fragilidade e permitir que os nossos corações se encham de orgulho destrutivo. Tiago nos afastou do perigo do orgulho, direcionando-nos para a humildade e para Deus. Ele escreveu: “… Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4:6). A chave para essa afirmação é a graça. Nada é mais maravilhoso! Só o Senhor merece agradecimentos e louvor, especialmente pela graça que Ele derramou sobre nós.




            Nossas conquistas, sucessos ou grandeza não estão enraizados em nós mesmos. São o produto da incomparável graça de Deus, da qual somos eternamente dependentes. 

0 comentário

Postar um comentário