22/09/17 10° dia – O Deus da segunda chance



A palavra do Senhor veio a Jonas pela segunda vez com esta ordem: Vá à grande cidade de Nínive e pregue contra ela a mensagem que Eu lhe darei”. 3.1-2
A palavra do Senhor entregue a Jonas foi exatamente igual à primeira. Deus manda novamente que ele vá a Nínive. O propósito do Senhor não havia mudado. A vontade dEle para a vida de Jonas permanecia a mesma. Aliás, ele nunca muda; Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre, Hb 13.8.
Certa vez, Deus mandou o profeta Jeremias na casa do oleiro. Jeremias viu o trabalho cotidiano daquele que faz vasos. O oleiro toma o barro informe e faz dele algo de uma maneira única e singular. Caso o processo não seja bem-sucedido, ele o desmancha e faz o vaso de novo. Assim faz o Senhor conosco. Ele não desiste de nós. SOMOS PRECIOSOS PARA DEUS E NÃO SOMOS DESCARTADOS COMO ALGO SEM VALOR. É seu desejo nos moldar conforme a imagem do Seu Filho Jesus. Veja o que Ele diz: como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês em Minhas mãos, Jr 18.1-6.
Veja o que aconteceu com Sansão. Ele foi levantado por Deus como instrumento para libertar Israel dos filisteus. Tinha uma força descomunal. Seu segredo era ser nazireu, consagrado ao Senhor desde o ventre materno. Sansão se afeiçoou a uma prostituta chamada Dalila e, muito molestado por ela, acabou entregando o seu segredo: seu cabelo nunca fora cortado, pois era nazireu.
Quando o cabelo foi cortado, perdeu sua força e unção. Teve os olhos vazados, tornou-se prisioneiro e escravo. Perdeu seu poder para resistir ao pecado e às obras do mal. Perdeu sua liberdade em Deus, perdeu a direção. Tornou-se motivo de gozação. Entretanto, o seu cabelo voltou a crescer.
Foi nessa condição que Sansão orou ao SENHOR, dizendo: Ó Soberano SENHOR, lembra-Te de mim! Ó Deus, eu Te suplico, dá-me forças, mais uma vez, e faze com que eu me vingue dos filisteus por causa dos meus dois olhos! Jz 16.28. O Pai usou de misericórdia e deu a Sansão uma segunda chance. Derrubando as colunas do templo às quais estava amarrado, Sansão matou milhares de líderes filisteus. Na sua morte, Sansão matou mais homens do que em toda a sua vida.
Na carta que Jesus enviou à Igreja de Éfeso, Jesus afirmou: Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio,  Ap 2.4-5.
Assim como o Senhor não desistiu de Jonas e Sansão, ele não desistiu de você. É tempo de voltar. É tempo de se arrepender. Os planos do Altíssimo a seu respeito não mudaram. Glória a Deus por isso.

(Extraído do livro 14 dias de intimidade com Deus, Pr Magid Saab,  publicado no site da Igreja Batista Central de Belo Horizonte).


0 comentário

Postar um comentário