21/09/17 9° dia – Agradando a Deus



E a minha oração subiu a Ti (…) mas eu, com um cântico de gratidão, oferecerei sacrifício a Ti. 2.7-9
No ventre daquele peixe, Jonas decidiu que em vez de fugir era hora de se aproximar do Senhor. Você sabia que existem atitudes que me aproximam e outras que me afastam de Deus?
Você deseja a presença do Senhor? Isso é algo importante para você? No nosso dia a dia levamos em conta se o que fazemos nos aproxima dEle, atraindo Sua presença?
Devemos ter ciência de que o pecado nos afasta do Altíssimo. A Bíblia diz que o pecado faz separação entre nós e o nosso Deus,  Is 59.1-2. Apesar de a nossa sociedade considerar o pecado algo em extinção, devemos levá-lo a sério, pois foi para resolver suas consequências que Jesus veio a este mundo. Pecado é transgressão da lei, 1 Jo 3.4, e tem o sentido de errar o alvo, o caminho. Pecado também tem o sentido de contrair dívidas, Mt 6.12, bem como a desobediência – ouvir mal, com falta de atenção, Hb 4.2. Muitas vezes, também na Bíblia, a palavra tem o sentido de rebeldia e idolatria. A prática do pecado traz consequência danosas para a nossa vida, Rm 6.23 e a Bíblia nos exorta a andar em santidade, 1 Ts 4.3.
Seguir a multidão, as coisas do mundo, também impede de aproximar-nos de Deus. Encontramos na Bíblia diversas situações em que as pessoas são impedidas de chegar até Jesus por causa da multidão. Zaqueu, o cobrador de impostos, queria ver quem era Jesus, mas foi impedido por causa da multidão, Lc 19.3. O paralítico que teve de descer por um buraco feito no telhado da casa para ser curado por Jesus, não pôde entrar pela porta da frente por causa da multidão, Mc 2.4. Devemos estar alerta, pois a voz do povo não é a voz de Deus.
Por outro lado, o quebrantamento nos aproxima do Senhor. Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado e um coração contrito,  Sl 51.17. Pessoas quebrantadas choram por causa do pecado, como Davi quando pecou com Bate-seba. Abrem mão de seus direitos em caso de disputas, como Moisés quando inquirido por seus irmãos Arão e Miriã. Também são pacificadoras, buscando sempre paz nos relacionamentos com os outros; e misericordiosas, agindo com os outros como Jesus agiu, com graça e perdão.
Também a oração, talvez a principal das disciplinas espirituais, nos aproxima do Senhor, pois nos conduz à comunhão com Ele.  Orar é conversar com o Pai. Assim, quando alguém ora, usufrui da presença e da intimidade divina. A oração também é algo que transforma a vida. Por meio dela, recebemos a vida divina e somos constrangidos a nos arrepender de nossos pecados. Além disso, por meio da oração intercessória cooperamos com Deus em suas ações no mundo. A intercessão é tão importante que a Bíblia diz que Ele procura intecessores, Ez 22.30.
Da mesma forma, a manifestação de gratidão atrai a presença divina, trazendo-lhe glória. Jesus, em todas as coisas, dava glórias ao Pai. Paulo orientou os irmãos a terem, em todo tempo e circunstância, gratidão a Deus, 1Ts 5.18; Ef 5.20.
Veja o exemplo dos 10 leprosos clamando por cura ao Senhor. Apenas um voltou para agradecer-lhe, Lc 17.11-19. Sua fé se manifestou por meio da gratidão e agradou o coração de Jesus.
A mudança de atitude de Jonas, no interior do grande peixe, foi exteriorizada pelo seu quebrantamento, oração e gratidão. Essas são as atitudes que Deus espera de nós. Bendito seja o nome do Senhor.


(Extraído do livro 14 dias de intimidade com Deus, Pr Magid Saab,  publicado no site da Igreja Batista Central de Belo Horizonte).


0 comentário

Postar um comentário