24/09/17 12º dia – A força do arrependimento










Amados irmãos,


Peço desculpas a demora em publicar o presente devocional, eu não me dei conta que não que não havia programado esse devocional, mas segue o mesmo...







Cubram-se de pano de saco, homens e animais. E todos clamem a Deus com todas as suas forças. Deixem os maus caminhos e a violência () tendo em vista o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos, Deus se arrependeu e não os destruiu (…) 3.8-10.



Algo aconteceu em Nínive que mudou o seu destino. Quando a mensagem de Jonas chegou até o rei, vestiu-se de pano de saco e sentou-se sobre cinzas. O restante da população fez a mesma coisa.  A Palavra diz que eles abandonaram os seus maus caminhos e a violência.



Na verdade, o que houve em Nínive foi que a população se arrependeu. Arrependimento, metanoia, no grego, é dar meia volta; não só mudança de direção, mas também mudança de coração e mente. Mas a meia volta é em direção ao Senhor. É voltar às costas para o pecado e ir em direção à face do Pai para uma relação pessoal com Ele. Perceba a força do arrependimento genuíno: mudou o destino da cidade, mudou a sentença de Deus.



A pregação de João Batista chamava as pessoas ao arrependimento, Mt 3.2. Jesus iniciou seu ministério pregando o arrependimento, Mt 4.17. A primeira mensagem pregada por Pedro após a ressurreição de Jesus enfatizou o arrependimento, At 2.38. A igreja do Senhor precisa urgentemente se afastar de seus maus caminhos. Vivemos em uma época de tanta relativização, de tanta inversão de valores, que não há mais convicção de pecados e muito menos de arrependimento. O máximo que se diz é: “foi mal, cara!”.



Estudiosos dos avivamentos que aconteceram ao longo da história da igreja são unânimes em afirmar que eles foram precedidos por intensa oração e arrependimento. Deus, em sua Palavra, já havia nos ensinado sobre isso. Ele disse: se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a Minha Face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra, 2 Cr 7.14.



Esta é a chave para o avivamento: Deus exorta o seu povo a:



(1) Se humilhar;
(2) Orar;
(3) Buscar a Sua Face;
(4) Se afastar de seus maus caminhos.



Que chave é esta? Seu nome é arrependimento. Quando usamos essa chave, Deus faz uma tríplice promessa:



(a) dos céus o ouvirei;
(b) perdoarei o seu pecado;
(c) e curarei a sua terra.



Mais uma vez, veja a força do arrependimento. Foi assim em Nínive; pode ser da mesma maneira em você, na sua Célula, na sua família e na sua nação.



(Extraído do livro 14 dias de intimidade com Deus, Pr Magid Saab,  publicado no site da Igreja Batista Central de Belo Horizonte).


0 comentário

Postar um comentário