25/09/17 13º dia – Indo além




Agora, SENHOR, tira a minha vida, eu imploro, porque para mim é melhor morrer do que viver (…). Então o SENHOR Deus fez crescer uma planta sobre Jonas, para dar sombra à sua cabeça e livrá-lo do calor, o que deu grande alegria a Jonas (…). Mas na madrugada do dia seguinte, Deus mandou uma lagarta atacar a planta e ela secou-se (…).


Mas Deus disse a Jonas: “Você tem alguma razão para estar tão furioso por causa da planta? (…). Você tem pena dessa planta, embora não a tenha podado nem a tenha feito crescer. 4.3-10



Não é estranho o sentimento de Jonas após o livramento da cidade? A impressão que se tem é que ele ficou deprimido, a ponto de pedir a morte. Mesmo após uma experiência maravilhosa, quando uma cidade inteira se rendeu aos pés de Deus, Jonas ainda mantinha o mesmo coração insensível.



O profeta Elias passou por experiência semelhante. Você se lembra. Ele orou e Deus mandou fogo do céu em resposta. Aquilo serviu para desmascarar os profetas de Baal e todo o culto idólatra que havia em Israel. Entretanto, Jezabel, esposa do rei, ameaçou matá-lo e por isso ele fugiu e pediu a morte ao Senhor. Assim como Jonas, Elias entrou em depressão, após uma experiência maravilhosa.



Sobre vestir a armadura de Deus em Ef 6.10-18, Paulo declara que essa armadura tem três propósitos:



(a) Ficar firme, oferecer resistência contra as ciladas do Diabo porque a nossa luta não é contra carne e sangue;

(b) Resistir no dia mau. Crente tem dia mau;

(c) Após o combate, permanecer inabalável.



Veja que mesmo após a vitória pode haver tribulações e dificuldades. Foi o que aconteceu com Elias e Jonas. Deus, porém, restaurou tanto um quanto o outro.



Faltava ainda algo a ser feito na vida de Jonas. Faltava ainda uma experiência. Jonas precisava ainda ser tratado pelo Senhor porque aquele que começou a boa obra em nós há de completá-la até o dia de Cristo Jesus, Fp 1.6. Glória a Deus por isso.



Jonas não conseguia se alegrar com aquela situação. Ainda olhava para os ninivitas como inimigos. O Senhor, então, dá a ele a experiência da planta e mostra-lhe o seu coração. Precisamos conhecer o coração de Deus!! Um coração cheio de compaixão e de amor incondicional pela Sua criação.

Jonas precisava ir além. Você não precisa?






(Extraído do livro 14 dias de intimidade com Deus, Pr Magid Saab,  publicado no site da Igreja Batista Central de Belo Horizonte).


 


0 comentário

Postar um comentário