6ª dia Ministração – Nova Direção






Texto-chave: Salmos 1:1-6


Você já deve ter visto uma faixa em algum estabelecimento comercial (loja, restaurante, posto de gasolina) com os dizeres: “SOB NOVADIREÇÃO”.  Normalmente, a intenção é dizer que as Coisas mudaram que há um novo dono e que agora tudo terá melhor qualidade.


Temos que admitir que, enquanto dirigimos nossa vida sem considerar a vontade de Deus, não nos damos muito bem.  Muitas coisas permaneceram amarradas e sem solução...  Agora, porém, temos um novo Dono, um novo Senhor.  Demos a Jesus o controle dos nossos passos, e isso precisa resultar numa mudança que seja perceptível para aqueles que convivem conosco. Você está “sob nova direção”, não está?


O Salmo 1 é um texto maravilhoso da Bíblia, porque descreve o homem “bem-aventurado” (feliz)  em  comparação  com  o  ímpio  (aquele  que  vive  sem  Deus).  Vamos estudar este salmo e descobrir as diferenças entre aquele que vive “sob a nova direção de Deus” e aquele que refere viver por conta própria.


1. Só existem dois caminhos, e eles são bem diferentes (Vs. 4-6) – A Bíblia deixa muito claro que só existem dois caminhos. Ou estamos sujeitos a Deus ou trilhamos o caminho dos ímpios. Querem-se viver abençoados e permanecer em pé, temos que decidir seguir ao Senhor, caso contrário, perecerá e será destruído como um monturo de palha (Mt 7:13-14 e 12:30).


2.  Vivemos pela lei do Senhor ou pelo conselho dos ímpios?  (Vs. 1,2) – O homem que está “sob nova direção”, que entregou sua vida a Jesus, mudou sua fonte de pensamentos. Antes, ele era alimentado pelo “conselho dos ímpios”, pelas ideias daqueles que vivem à revelia da vontade de Deus.  Agora, ele entende que precisa alinhar sua vida com a Palavra de Deus, a Bíblia, e por isso ele medita nela de dia e de noite, reconhecendo nela “a lei do Senhor” (uma direção inquestionável que precisa ser obedecida) (Sl 119:11).


3. Temos prazer na Palavra de Deus ou no caminho dos pecadores? (Vs. 1,2) – Um dos sinais de que uma pessoa “nasceu de novo”, ou seja, está realmente sob a direção do Espírito Santo, é que seu prazer muda de lugar.  Antes, ela se deleitava no pecado (vícios, imoralidade, mentira etc.). Agora, seu prazer é a lei do Senhor e o ambiente da Igreja, onde a Palavra é levada a sério e obedecida. Assim, ela descobre que ser crente, ao invés de ser uma renúncia ao prazer, é uma descoberta do verdadeiro prazer que só encontramos em Deus (Sl 119:97).


4. Nossas raízes estão no Senhor ou na roda dos escarnecedores? (Vs. 3) – O homem que está “sob a direção de Deus” aprofunda suas raízes no Senhor e não mais vive preso nos relacionamentos pecaminosos. Ser como “uma árvore plantada junto à corrente das águas” fala de uma vida profundamente comprometida com Deus e não superficial. Quando vivemos assim, independentemente das circunstâncias ou do clima, percebemos que nossas folhas não murcham (nossa aparência é inspiradora), e nossa vida torna-se próspera e frutífera (Tg 4:4; Ef 2:1-3).


Leitura bíblica do dia: Salmos 1:1-6, 4:6, 1-2:3, 119-11 e 119-97; Mateus 7:13-14 e 12:30; Tiago 4:4 e Efésios 2:1-3.



Referência: http://www.ibpv.org.br/visao_celular/estudos/campanha_de_oracao_por_um_milagre.pdf




0 comentário

Postar um comentário