15/11/17 Ele está no controle!



Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó, e multiplicarei na terra do Egito os Meus sinais e as Minhas maravilhas.
Êxodo 7:3



Amados irmãos,

Quando penso que o próprio Deus endurecia o coração de uma pessoa para que os sinais e maravilhas se cumprissem, isso me dá uma ideia mais reforçada acerca de que tudo está no controle dEle.


Porém, não é assim que nos sentimos quando algo em nossa vida está em desordem (pelo menos no nosso ponto de vista), e as coisas parecem sair tão fora de controle, e ficamos tão angustiados que nos esquecemos de que nada foge do controle de Deus.


O deserto, por exemplo, parece ser um lugar tão errado, um ambiente que não é para nós (e não é mesmo), pelo menos pra viver nele eternamente. O fato de estarmos nele tende a despertar em nós os piores sentimentos: a tristeza, a ansiedade, a angústia e até o desespero.


É importante ressaltar que o faraó era o algoz de Israel, um homem capaz de escravizar o outro tem que ser alguém muito cruel, impiedoso e brutal.


A dureza de faraó era própria de sua natureza, então as suas injustiças praticadas eram apenas de sua responsabilidade.


Mas o fato é que nem mesmo o mais poderoso dos vilões está sob o controle de nossa vida.


Hoje eu te convido a não deixar o vale, o deserto, o medo, nem os maus pensamentos te dominar, e sim a descansar na certeza de que existe um Deus que tem o controle absoluto de cada coisa, de cada vida, e de cada situação.


O coração irredutível de faraó, o deserto, as muralhas de Jericó, a colisão inimiga, e dentre tantos desafios, não foram capazes de deter a Israel, eles só perderam a proteção divina por sua própria desobediência, mas enquanto a Presença era com eles não havia nada e nem ninguém que pudesse resisti-los, porque tinha um Deus por eles, você tem um Deus que é com você e por você!  


No salmo 73, Asafe faz um desabafo curioso, ele diz que quando via que os maus prosperavam, ele acabava sentindo inveja, mais a frente, nesse mesmo salmo, ele chega à conclusão de que, um dia tudo o que eles praticavam tornaria contra eles, de que os seus pés eram escorregadios e que certamente no fim, eles teriam o acerto de contas devido.


Não podemos nos apegar ao momento por pior que ele possa parecer, devemos apenas nos manter na Presença dAquele que tudo pode e tudo é.


Uma hora Ele quebranta o coração endurecido, Ele arrebenta as muralhas, Ele divide as águas ao meio, Ele faz como e quando quer, porque Ele é Deus, e tudo está em Suas mãos, a nossa parte é confiar no modo dEle trabalhar.


Difícil é descansar, quando tudo a nossa volta parece nos dizer que o final chegou, e que esse “fim”, não é nada feliz. Mas, quando os maus pensamentos parecem correr mais rapidamente do que a nossa fé, ainda podemos contar com Ele para nos ajudar a descansar, não há nada que coloquemos em Suas mãos, que verdadeiramente Ele não cuide e que Ele não faça.


Confie na misericórdia, no amor e no poder do Teu Deus, lembre-se de que foi esse mesmo Senhor que um dia te resgatou da morte eterna, para que você tivesse um final eternamente feliz.


Ele está no controle!


Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.
Isaías 59:1


2 comentários:

  1. Meu Deus obrigada por esta palavra que veio no momento certo, Laís que Deus continue te abençoando!!

    ResponderExcluir