12/02/18 Esforça-te!

foto do site: shutterstock


“Esforça-te, e tem bom ânimo;
Josué 1:6

Amados irmãos,

A expressão “esforça-te” aparecem várias vezes na bíblia.

Neste momento do versículo base do texto, por exemplo, o Senhor disse isso a Josué assim que ele assumiu a liderança do povo de Israel. Moises havia morrido, e ele fica sabendo do falecimento do ex-lider através do próprio Deus.

Mas apesar da perda, o trabalho não podia parar, Moises morreu, mas a promessa estava de pé, e Josué precisava enfrentar seu luto e todas as dificuldades que viessem a surgir para que a promessa fosse alcançada.

Era um longo trabalho pela frente, vários povos inimigos e poderosos, muralhas fortificadas que guardavam aqueles reinos, passar pelo Jordão com milhares de pessoas quando o nível de água estava em alta.

Enfim, o trabalho era árduo, reinos após reinos para expulsar, matar e tomar posse das terras, e também houve perdas, vitórias e decepções, tudo isso fez parte da historia de Josué. Como faz parte da minha e da sua historia!

Por isso ele precisava ser estimulado e despertado, Josué precisava saber que ele não estava sozinho, que apesar do que lhe esperava era muito maior que suas forças e que ele não tinha recursos o suficiente para enfrentar sem ajuda do alto.

Então, Deus lhe animou sobremodo que Ele compara o cuidado que Ele teve com Móises, com o cuidado que Ele teria (e teve!) com Josué.

O Senhor havia dado estratégias a Móises, guiou seus passos em todas as coisas, todas as necessidades foram supridas e até cedeu em alguns momentos cedeu os caprichos dos murmuradores de “plantão”. Ou seja, Deus estava dizendo que não eliminaria dificuldade para Josué, mas o capacitaria para cumprir Sua vontade e estabelecer o povo de Israel no lugar da promessa.  

Muitas vezes o medo e o desanimo, tornam-se inimigos mais poderosos do que o Golias em si, porque esses sentimentos querem nos fazer acreditar que não vale a pena tentar, pois as estatísticas humanas indicam impossibilidade de vitoria.

E o Senhor como conhecedor da limitação humana, anima o Seu servo, trás esperança de que ele poderia contar com Sua ajuda, mas ele precisava se recompor, não se deixar dominar pelo medo e apenas confiar que o Eterno não o abandonaria.

Talvez o quadro da sua vida é semelhante ao de Josué, existe um grande desafio na sua frente, talvez você está tendo que lidar com algo maior que você, talvez você esteja sendo desafiado passar pelo Jordão em época de cheia, talvez você até chegou a acreditar que este cenário de terror na sua frente não há como mudar, e Deus sabe que não está sendo fácil, por isso a palavra que Deus manda te entregar é essa “esforça-te”.

Você não foi esquecido, Deus está usando este momento para mostrar que você é um(a) guerreiro(a) mais forte do que pensa, porque Ele não te deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. (II Timoteo 1:7).

Esforça-te e tenha bom animo, pois a vitória de amanhã depende do esforço de hoje.

Lembre-se que Quem mais pode guerreia por você!

Com o teu auxílio posso atacar uma tropa; com o meu Deus posso transpor muralhas.
Salmos 18:29




0 comentário

Postar um comentário