30/05/18 Controle-se!

Foto extraída do site: Unsplash, foto de: Gabriel Matula



Deixa à ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal.
Salmos 37:8


Amados irmãos,

Somos tentados a viver enfurecidos em nosso dia a dia, seja pelo trânsito, seja por causa do/a filho (a) dando trabalho, os colegas de trabalho que por vezes nos tira do sério ou por uma fila que parece não diminuir nunca, entre outros afins.

Mas sempre teremos a opção de exercer o autocontrole.

Assim que alguma coisa me ameaça tirar do sério, ligeiramente o Senhor me trás a lembrança este versículo e vejo que realmente não vale a pena me estressar, que meus sentimentos raivosos não vão resolver aquela questão e se eu deixar me guiar por essa natureza outros problemas aparecerão, podendo até mesmo comprometer a minha saúde.

Tomar atitude dominado pelo calor da emoção, dificilmente será uma sábia decisão, várias vezes deixei de cometer graves erros por esperar a raiva passar, e por outro lado, também cometi erros que me trouxeram muita dor de cabeça por não deixa a “poeira baixar”.

Somos testemunhos vivos do evangelho de Cristo, e devemos ser a bíblia em pessoa, e a palavra de Deus diz que uma vez aceitando a Cristo como Senhor e Salvador, a partir de então nasce uma nova criatura.

Não passaremos a ser de ferro, mas devemos viver em coerência com a Palavra, e se deixar dominar pela raiva, isso irá gerar outras correntes contrárias ao que Deus espera de nós, como vingança, ressentimentos, discussões, enfim.

Não é possível viver longe dos problemas e nem de imperfeições, mas existem coisas que com as atitudes certas podemos melhorar, inclusive influenciar o ambiente em que estamos inseridos.

O povo de Israel quando caminhava no deserto, reclamava do seu sustento no deserto, a saber, o maná (Ver êxodo 16); reclamava de Moisés; reclamava do próprio deserto; enfim de tudo. Viviam tão enfurecidos e murmurando que não conseguiam ver que Deus estava preparando uma rica terra para eles, uma terra que eles iam se estabelecer por toda uma vida e tudo o que construíssem seriam deles e de sua descendência.

Muitas vezes nos enfurecemos e reclamamos de uma situação, mas às vezes Deus está usando esta situação para nos favorecer lá na frente.

Devemos vigiar para não nos tornarmos pessoas resmungonas e mal humoradas.

Seja a lâmpada de Deus nesse mundo de trevas, seja Palavra de Deus manifestada em suas atitudes, tenha paciência (suportai-vos uns aos outros), se esforce para agir como Cristo gostaria que você agisse, tanto com pessoas como frente a circunstâncias que você não pode mudar.

Enfim, deixe à ira e abone o furor, não deixe a sua carne escolher como agir, mas deixe o Espírito te guiar, e hoje Ele quer trazer para a sua vida tudo o que sua raiva não pode te dar: amor, paz, paciência, benevolência, bondade, mansidão...

Às vezes passamos tanto tempo correndo atrás de bênçãos e nos esquecemos de que, antes de tudo, devemos ser a própria benção. Sê tu uma bênção! (Gn. 12-2).

Pense nisso!


O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se.

Provérbios 29:11





0 comentário

Postar um comentário