26/04/15 Jejum de Ester: 2º dia de campanha

NÃO RESISTIR AO ENVIO

TEXTO BASE
Ester 4:13-16
13. Então Mardoqueu mandou que respondessem a Ester: Não imagines no teu íntimo que por estares na casa do rei, escaparás só tu entre todos os judeus.
14. Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?
15. Então disse Ester que tornassem a dizer a Mardoqueu:
16. Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.”
Jonas 1:1-3
1. E VEIO a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
2. Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.
3. Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR.”

A) INTRODUCÃO
Uma das características que habilitou a vitória de Ester contra toda malignidade preparada por Hamã, foi a submissão ao envio de Mordecai.
Ester teria todas as justificativas para resistir ao envio, pois poderia até morrer, mas foi submissa e Deus a honrou.
O Envio é a vontade de Deus para cada um de nós, é andar debaixo da direção de Deus. O Envio é a garantia do nosso sucesso. Muitas pessoas andam sem buscar uma direção, sem envio e caminham segundo o seu coração enganoso, por sua vontade própria e não segundo a direção do profeta, debaixo da cobertura da Igreja e por isso são roubados.
Foi o que aconteceu com Jonas. Jonas resistiu ao envio de Deus, fez ao contrário de Ester.
Deus é Deus que pode realizar todas as coisas, mas muitas vezes o único problema somos nós mesmos , a resistência que há dentro de nó, que impede o plano de Deus.
A nossa resistência é um impedimento: Jz 8 – Deus queria que Gideão governasse, mas sua resistência o impediu .Deus queria que Davi tomasse a frente da Guerra, porem sua passividade o impediu.
A maior luta do Espírito não é o diabo e nem os demônios mas as resistências que habitam dentro de nós.
Isaias 45:9 – “Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?”

B) COMO NOSSA MENTE PODE TRAZER RESISTÊNCIA AO ENVIO.


1°) COLOCANDO IMPEDIMENTOS LÓGICOS:
O coração de Jonas foi rebelde, duro, esse foi o seu impedimento !!
Ester era livre para viver debaixo da vontade de Deus, ela foi contra as suas razões humanas pelo envio e disse: - “Se perecer, pereci”.
Quantas vezes a família, pessoas, trabalho e  até nosso coração é um impedimento.
Só que a direção de Deus é soberana, eu não preciso entender, mas me submeter.
Você é livre para viver segundo a direção do Senhor.

2°)  ROUBANDO O NOSSO ENTENDIMENTO DOS PLANOS MAIORES DE DEUS:
II Cor 6:11-13 – 11.Ó coríntios, a nossa boca está aberta para vós, o nosso coração está dilatado. 12. Não estais estreitados em nós; mas estais estreitados nos vossos próprios afetos. 13. Ora, em recompensa disto, (falo como a filhos) dilatai-vos também vós.”
Jonas era um profeta, mas em sua consciência foi roubado dessa verdade espiritual e resistiu ao envio.
Essa é a ação de satanás, nos roubar do plano de Deus e esse é um roubo em nossa consciência apostólica.

Ficamos, muitas vezes, limitados em nossos próprios afetos e isso é sentimento, mente, consciência.
Quantas vezes por medo, timidez, por nos sentirmos incapazes, pequenos, você deixa de assumir a vontade de Deus.
Ester sabia que o plano de Deus era abençoar o povo Judeu, tinha consciência disso, por isso se submeteu e foi honrada.
A nossa vitória está em termos consciência do plano de Deus , essa consciência me leva a agir, andar debaixo da direção de Deus.

3º) PODENDO NOS LEVAR, ENTÃO, A DESOBEDIÊNCIA:
João 15:5 – “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”

Jonas desobedeceu a Deus, fez ao contrário do seu envio, foi um rebelde. O diabo coloca um sentimento de que podemos fazer o que quisermos andar em nossos próprios caminhos e que não haverá conseqüências, nos tornamos dissimulados.
Jonas se achou no direito de não gostar, de julgar, arbitrar, sobre a vontade de Deus que é soberano.
- Essa é a malignidade da auto-suficiência: - “ Ah, eu não preciso da Igreja”, “De orar”, “Eu sei o que eu faço”. CUIDADO – Jesus disse:
A obediência é o caminho que me leva a ressurreição.

C) POR REJEITAR O ENVIO:

1º) VIERAM AS TEMPESTADES:
Jonas 1:3-4 – “3.Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR. 4. Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se.”
Esta tempestade,  era fruto de uma insubmissão, de uma resistência ao envio e muitas vezes vivemos isso: lutas dificuldades, etc...
E o pior é que nos isolamos num desânimo demoníaco e não entendemos que em nós é que está o problema.

2º) VIERAM AS PERDAS:
Jonas 1:5 “Então temeram os marinheiros, e clamavam cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono.”

Começaram a aliviar a carga do navio: são as perdas. Mas o problema não estava na carga do navio, mas na resistência de Jonas.

3º) VEIO O SOFRIMENTO DAQUELES QUE ESTAVAM AO SEU REDOR:
Jonas 1:5-6 –
“5.Então temeram os marinheiros, e clamavam cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono. 6.E o mestre do navio chegou-se a ele, e disse-lhe: Que tens, dorminhoco? Levanta-te, clama ao teu Deus; talvez assim ele se lembre de nós para que não pereçamos.”

Todos começaram a sofrer. É o que pode acontecer conosco, contrariamente a Ester que por sua submissão todos foram honrados, abençoados. Mas com Jonas, todos iriam morrer naquela tempestade.
Porém a Palavra diz: Jonas 1:15 – “E levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria.
Hoje é dia de você tirar o Jonas (a resistência), à vontade do Senhor, ao seu envio e tudo vai se acalmar em sua vida. As tempestades vão se acalmar, é a vontade de Deus, se submeta, ainda que você não compreenda, ela é a melhor.

D) CONCLUSÃO
Jonas 1:17 –
“Preparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.”
O Senhor enviou o grande peixe para livrar a Jonas. E dentro do peixe, Jonas quebrou toda resistência, se submeteu a vontade de Deus e a partir dali, viveu o melhor tempo de sua vida, pois foram 3 dias de ressurreição que o peixe trouxe. A partir de hj a ressurreição está entrando na tua vida, pois quando me submeto ao envio acaba o tempo da morte.
Aquele peixe simbolizava Jesus Cristo que nos envolve de misericórdia. Ali Jonas orou, se arrependeu e agora estava habilitado para viver a vontade de Deus e o seu posicionamento transformou toda maldição em benção.
João 3:16 –
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Oração profética: Oração profética: "Eu declaro que não vou resistir ao envio. Tanto no dia bom, quanto no dia mal, eu me disponho debaixo do mover apostólico para realizar. Profetizo que nada e nem ninguém vai impedir o meu envio. O meu chamado é mais importante do que a minha vida. Em nome de Jesus, amém!". 

Referência: blog mulher virtuosa http://www.itacosta.com.br/

0 comentário

Postar um comentário