15/05/15 Jejum de Ester: 21º dia de campanha

FAZER PARTE DA MUDANÇA DE SORTE

TEXTO BASE
(Ester 8: 6-8,11-12) “6 Pois como poderei ver o mal que sobrevirá ao meu povo? E como poderei ver a destruição da minha parentela? 7 Então, disse o rei Assuero à rainha Ester e ao judeu Mordecai: Eis que dei a Ester a casa de Hamã, e a ele penduraram numa forca, porquanto intentara matar os judeus. 8 Escrevei, pois, aos judeus, como bem vos parecer, em nome do rei, e selai-o com o anel do rei; porque os decretos feitos em nome do rei e que com o seu anel se selam não se podem revogar. 11 Nelas, o rei concedia aos judeus de cada cidade que se reunissem e se dispusessem para defender a sua vida, para destruir, matar e aniquilar de vez toda e qualquer força armada do povo da província que viessem contra eles, crianças e mulheres, e que se saqueassem os seus bens, 12 num mesmo dia, em todas as províncias do rei Assuero, no dia treze do duodécimo mês, que é o mês de adar.”

Sorte significa força que determina ou regula tudo quanto ocorre, e cuja causa se atribui ao acaso das circunstâncias ou a uma suposta predestinação. Destino, sina, adversidade, fatalidade; má sorte.
Espiritualmente significa o destino que o diabo impõe, pois desde o Éden o inimigo vem sentenciando o homem, com o plano de destruir tudo que foi estabelecido pelo Senhor Deus. A perda de soberania em Adão levou o homem a andar caído e aceitar a sentença do inimigo. Através de Hamã a maldição de pur foi lançada de tal forma que a destruição atingiria a Mordecai, Ester e todo o povo judeu para consumi-los completamente. O pur era uma sentença de morte, sem alternativas de saída.

AS ESTRATÉGIAS DO DIABO PARA NÃO VIVERMOS A MUDANÇA DE SORTE. 
(2Coríntios 2: 11) “11 para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios.”
(Gálatas 6:7-8)7 Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. 8 Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.”

A nossa santidade é primordial nessa guerra porque obviamente se fizermos a vontade do diabo, colheremos a vontade do diabo:
- Satanás tenta nos fazer enxergar que não há alternativas.
- Faz ignorar os seus desígnios. Atraindo para os mesmos. Fazendo desprezar o mundo espiritual.
- Não permite perspectiva de vitória. Tirando-nos do campo de batalha. É o pur do diabo.
- E como conseqüência abrirmos mão do chamado, da santidade e do caminho com Deus.

Mas, Mordecai e Ester não eram apenas escravos judeus, que viveram num primeiro momento a má sorte porque:
-       Viveram nas mãos do inimigo, vendo-o ocupar o lugar que lhes pertencia, tendo seus bens saqueados, sem poder dizer nada, sabendo haver uma sentença de morte. Submetendo-se a usar vestes de tristeza. Sem futuro familiar, tendo suas vidas marcadas pelo insucesso. Eles viveram tudo isso, porém, se mobilizaram debaixo do envio apostólico.
Porque Deus sempre nos dá uma nova oportunidade. As sentenças são afastadas quando tomamos um posicionamento espiritual.  Mudando a Sorte e quebrando o destino que satanás havia colocado para destruir a nossa vida.
Ainda que Mordecai e Ester vivessem no exílio creram no resgate da sua soberania e trouxeram para o seu povo a mudança de sorte.

QUANDO CONSCIENTEMENTE DESEJAMOS FAZER PARTE DA MUDANÇA DE SORTE.

(Sofonias 3: 15-20) “15 O Senhor afastou as sentenças que eram contra ti e lançou fora o teu inimigo. O Rei de Israel, o Senhor, está no meio de ti; tu já não verás mal algum. 16 Naquele dia, se dirá a Jerusalém: Não temas, ó Sião, não se afrouxem os teus braços. 17 O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo. 18 Os que estão entristecidos por se acharem afastados das festas solenes, eu os congregarei, estes que são de ti e sobre os quais pesam opróbrios. 19 Eis que, naquele tempo, procederei contra todos os que te afligem; salvarei os que coxeiam, e recolherei os que foram expulsos, e farei deles um louvor e um nome em toda a terra em que sofrerem ignomínia. 20 Naquele tempo, eu vos farei voltar e vos recolherei; certamente, farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando eu vos mudar a sorte diante dos vossos olhos, diz o Senhor.”

A postura vitoriosa de Mordecai, que desde o primeiro momento nunca se dobrou diante de Hamã garantiu a vitória para ele e todo o povo judeu. Mordecai e Ester:
- Em todo tempo tiveram um posicionamento de fé. (Ester 3:2) Todos os servos do rei, que estavam à porta do rei, se inclinavam e se prostravam perante Hamã; porque assim tinha ordenado o rei a respeito dele. Mordecai, porém, não se inclinava, nem se prostrava.
- Não se dobraram diante das más noticias.
- Entenderam que a promessa é maior do que a adversidade.

Na verdade quem anda na dependência do Senhor enxerga a Sua Glória. E quando nós nos revestimos da Autoridade que estava sobre Mordecai e Ester:
1- Não brincamos com Deus, mas tomamos posse das verdades espirituais.
2- Plantamos a vontade do Senhor em nós, para que o Seu desejo se derrame sobre nós.

E o Senhor mudará a nossa sorte:
1º- Quebrando as sentenças, do diabo, que eram contra nós. Ou seja, tudo aquilo que é para o mundo um padrão não serve em nós. De escrava a rainha. De mendigo a primeiro ministro.
 2º - Mudando a lei para nos abençoar e nos beneficiar. Até mesmo aquelas que ele mesmo estabeleceu. Exemplo, mandar o sol e a lua pararem, leão não comer carne, um homem andar por sobre o mar, fogo não queimar o corpo, o mar se abrir... (Vinde vós que não tem dinheiro e comprai sem dinheiro...) (Ester 8: 11) Nelas, o rei concedia aos judeus de cada cidade que se reunissem e se dispusessem para defender a sua vida, para destruir, matar e aniquilar de vez toda e qualquer força armada do povo da província que viessem contra eles, crianças e mulheres, e que se saqueassem os seus bens,
3º - Rasgando os diagnósticos para mudar a nossa sorte. (Colossenses 2:14) tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz;

QUANDO SABEMOS QUE O FUTURO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS E FAZEMOS PARTE DA MUDANÇA DE SORTE. 

(Ester 9:2) “porque os judeus, nas suas cidades, em todas as províncias do rei Assuero, se ajuntaram para dar cabo daqueles que lhes procuravam o mal; e ninguém podia resistir-lhes, porque o terror que inspiravam caiu sobre todos aqueles povos.”


1- RESGATAMOS A ALEGRIA E NÃO NOS DOBRAMOS DIANTE DAS TRISTEZAS.
(Ester 9: 22) “como os dias em que os judeus tiveram sossego dos seus inimigos, e o mês que se lhes mudou de tristeza em alegria, e de luto em dia de festa; para que os fizessem dias de banquetes e de alegria, e de mandarem porções dos banquetes uns aos outros, e dádivas aos pobres.”

A alegria que eles viveram foi resultado da obra impossível que foi realizada, no mesmo dia da sentença de morte, veio o grito de alegria. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pelo amanhecer (Salmos. 30:5) Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.. O Senhor é o nosso livramento. Ele cria para nós alegria (Isaías 65: 18) Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém alegria e para o seu povo, regozijo.
Deus muda o nosso semblante (Prov. 15: 13) O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate.

2- PASSAMOS A VIVER A FESTA, O LUTO JÁ NÃO EXISTE MAIS.
(Ester 9: 19) “Também os judeus das vilas que habitavam nas aldeias abertas fizeram do dia catorze do mês de adar dia de alegria e de banquetes e dia de festa e de mandarem porções dos banquetes uns aos outros.”

O tempo de festa marcado pelo purim foi efetivado para ser celebrada perpetuamente (Ester 9: 28) e que estes dias seriam lembrados e comemorados geração após geração, por todas as famílias, em todas as províncias e em todas as cidades, e que estes dias de Purim jamais caducariam entre os judeus, e que a memória deles jamais se extinguiria entre os seus descendentes., o som festivo estaria presente para sempre, isto jamais caducaria. O luto é um tempo definido para chorar pela morte, mas a festa não tem tempo para acabar. Nós celebramos porque temos muitas realizações. A mudança de sorte chega para nós trazendo a marca de grandes realizações.
(Isaias 61:3) “E a por sobre os que em Sião estão de luto uma coroa, em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto veste de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor.”

3- VIVEMOS A PAZ E NÃO DEIXAMOS DE CELEBRAR CADA CONQUISTA.
(Ester 9: 22) “como os dias em que os judeus tiveram sossego dos seus inimigos, e o mês que se lhes mudou de tristeza em alegria, e de luto em dia de festa; para que os fizessem dias de banquetes e de alegria, e de mandarem porções dos banquetes uns aos outros, e dádivas aos pobres.”

Vivemos a paz, pois os nossos inimigos estão debaixo dos nossos pés, não tem mais perturbação, nem intimidação, este é o tempo de paz, (Filipenses 4:9) O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.   
A celebração do povo de Israel foi acima dos despojos conquistados dos que queriam ameaçá-los, esta mudança de sorte está sobre a nossa vida hoje, é tempo da nossa honra.

Quando o Senhor derrama desse poder se manifestam as bênçãos da mudança de sorte:
1- Autoridade para profetizar no vale de ossos secos. Fomos salvos pelo poder da ressurreição.
2- temos um futuro abençoado, haverá bom futuro.  Ou seja, a verdade de Deus suplantará todas as nossas dificuldades.
3- Temos sonhos, porque renascemos no Senhor.  Exemplo: José do Egito, O Senhor Jesus, Ana. Porque o Senhor já mudou a nossa sorte.
Porque a nossa sorte foi mudada, significando a ressurreição e nossa nova vida no Senhor.
Servimos ao Deus que nos dá sonhos.

CONCLUSÃO:

Ester 8:16  Para os judeus houve felicidade, alegria, regozijo e honra.


 “Eu declaro que estou assentado nas regiões celestiais, à direita do Pai, em Cristo Jesus. Eu profetizo que nessa dimensão nada me faltará, receberei tudo o que o Pai tem preparado nas regiões celestiais, e que vou viver dias de grande alegria e realização, em nome de Jesus. Amém!!”

Diga: Toda a enfermidade na alma, toda enfermidade no corpo, espírito de pessimismo e tristeza já não têm espaço em minha vida porque esse espaço foi totalmente ocupado pela a alegria do Senhor e pela minha salvação.  E hoje a minha mudança de sorte traz: ressurreição, resgate de tudo aquilo que o diabo me roubou e a completa certeza de que Deus está no controle da minha vida.         

Oração profética: "Eu declaro que estarei atuando na mudança de sorte da minha vida, de minha família e deste país. Profetizo que aquilo que é impossível vai acontecer. Profetizo que diante dos meus olhos tudo irá mudar para melhor, vai mudar para o bem a minha sorte será maravilhosa, em nome de Jesus. Amém!! 

Referência: blog mulher virtuosa htt://www.itacosta.com.br/

0 comentário

Postar um comentário