27/02/17 Aguente firme!





Feliz é o homem que persevera na provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.
Tiago 1:12



Amados irmãos,


Ninguém gosta de passar por provações, e não poderia ser de outra forma, afinal sofrer é ruim, porém só conseguimos notar a dor, mas Deus enxerga na provação uma forma de aprendermos muitas coisas, coisas que não estamos depostos a aprender sem que haja um motivo maior para nos levar até essa aprendizagem, e o caminho muitas vezes é esse: a dor.


Inclusive, é na provação que aprendemos a confiar verdadeiramente no Senhor.


Como o Senhor mesmo diz, somos um povo obstinado, só aprendemos na dor, então não tem outro jeito do nosso Professor nos passar outra “lição” que não seja dolorosa, já que somos assim.


Muitas vezes enchemos Deus de perguntas, “o porquê disso?”, ou “por que eu?”. Gosto de usar o argumento do profeta Jeremias, quando o mesmo dizia “do que se queixa o homem, senão dos seus próprios pecados?” (Lamentações 3:39).  A verdade é que plantamos o pecado, mas na hora de colhermos as consequências dele, achamos que a colheita é injusta.


Noutro ponto, indo lá no novo testamento, também reflito a respeito da história do cego de nascença que Jesus curou. Antes do milagre ocorrer, os discípulos indagaram entre si, e também questionaram a Jesus, o porquê daquele rapaz ter nascido cego, chegando a cogitar que fora por algum pecado ou dele ou dos seus pais, que resultaram na cegueira dele.


Mas, Jesus enfatizou que não foi uma questão de pecado, ele até então era cego, para que nele se manifestasse a glória de Deus.


Bom, o fato é que o problema existe, independente de sua origem ou função, e que somos nós que estamos passando por ele, e já que estamos enfrentando essa adversidade, então aprenderemos a depender e confiar no Senhor, e isso só é possível passando pelas provas, afinal não poderemos desenvolver uma relação de entrega e confiança pulando essas etapas.


E nessa guerra não será com espadas e lanças que vencerá o inimigo, mas será andando de mãos dadas com o Senhor, alimentando essa caminhada com Ele através da Palavra (que é viva e eficaz), entregando a Ele as nossas petições, obedecer em meio as lutas e continuar firmes nessa escolha, embora, muitas vezes, as montanhas não se movam.


É difícil, mas o quando o cristão se encontra diante da provação, o seu dever é obedecer e lutar em espirito, como o nosso Amado Mestre nos ensinou.


Tem momentos que será muito difícil, mas apesar de toda a luta, há um Deus que te sustenta até o milagre chegar. Você deve lembrar que você não está lutando sozinho, e que a dor não é significado de falta de amor, embora você sente que as provações massacram você, mas pelo contrário, ninguém perderia tempo com algo sem importância nenhuma, nem o Senhor.


Se você está diante de uma situação de luta, Deus está usando esse momento difícil para moldar você, e te preparando para ser o vaso de honra que Ele mesmo destinou você a ser. E Ele só trabalha e investe em cima daquilo que Ele ama, então mesmo que a dor esteja cercando o seu coração, se alegre e se sinta grato por saber que o Senhor ama você, e tanto se importa que preferiu te corrigir e assim te levar para um lugar melhor, após aprender aquilo que Ele tem a ensinar!


O que devemos fazer é focar na recompensa e não na adversidade, mantendo essa verdade que o apostolo Tiago disse, que seremos felizes se suportarmos com paciência as provações, por piores que elas sejam, elas irão passar, e por isso não devemos nos deixar intimidar pela luta, mas no que virá depois dela.


É no impossível que se encontra uma ótima oportunidade para que se manifeste a glória de Deus, e para você uma oportunidade de crescer na fé de uma forma que transporte os montes.


Use a fé mantendo o olhar no prêmio à frente, afinal, não necessitaríamos de fé, caso não houvesse vitória a alcançar. Por isso, não se deixe dominar pelo medo, nem mesmo a morte pode decretar o fim, pois até sobre a morte o Senhor domina.


A gloria de Deus sempre prevalece!


Pense nisso!


Seja o teu amor o meu consolo, conforme a tua promessa ao teu servo. 



Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. Pois se muitos morreram por causa da transgressão de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos! 



1 comentários: