10/02/17 O ato de confessar



O caminho da mulher adúltera é assim: ela come, depois limpa a sua boca e diz: Não fiz nada de mal!
Provérbios 30:20



Amados irmãos,



Ultimamente o Espírito Santo tem me chamado atenção a respeito da importância de confessar os pecados a Deus.


Tal como, a mulher descrita nesse versículo base do texto, a pessoa que prática o mau, e não confessa ao Senhor, é como o versículo diz, come limpa a boca e diz que nada fez.


É como se quisesse apagar os “vestígios” de suas transgressões simplesmente fingindo que nada aconteceu, em vez de buscar arrependimento e correção.


Na história do fariseu e o publicano (Lucas 18:9-14), ambos foram ao templo orar, o fariseu deu graças a Deus por a si mesmo se considerar justo, porque não adulterava, nem roubava e ainda exaltava suas “boas” atitudes como se pudesse justificar a si mesmo, porque orava, jejuava e dava dízimos. Mas, diferente do fariseu, o publicando suplicou a misericórdia de Deus, pois ele mesmo se reconhecia como pecador.


E Jesus disse que aquele que se humilhou que voltou para casa justificado, que foi o publicano, porque aquele que se humilha será exaltado, mas aquele que se exalta será humilhado.


Na hora de pagar a conta por nossas más escolhas, não será abatido o “valor total a ser pago” porque fizemos coisas boas, só somos justificados por meio do sangue de Cristo, que somos limpos de nossas iniquidades...



Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.
1 João 1:7



Quando não confessamos a nossa culpa, é como se dissermos que não há nada de errado conosco.


Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
1 João 1:8



Pelo fato de Jesus ter derramado Seu sangue precioso por nossos pecados, não inválida a importância da confissão dos mesmos ao Senhor. Para obtermos o perfeito perdão ainda é preciso reconhecer os nossos erros, e contar-Lhe as nossas culpas, buscar um arrependimento genuíno, e suplicar a Sua misericórdia.



Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
1 João 1:9



O que acontece é que não percebemos que estamos agindo de um modo que esteja infligindo as leis de Deus, às vezes nós achamos que não estamos fazendo nada demais, e não há nada a confessar, mas o que devemos levar em conta é que Deus não pensa como nós pensamos, não temos ideia da santidade de Deus, Ele é perfeito, e jamais comete erro algum.


Enquanto nós, somos imperfeitos, às vezes ficamos em dúvida entre agir de acordo com a carne ou de acordo com o espírito, e muitas vezes é a carne que escolhermos. E para mantermos saudável o nosso relacionamento com Deus, que é Santo e Justo, é necessário buscar constantemente corrigir aquilo que pode infligir esse relacionamento, mesmo que, como falei, para você sejam “pequenos erros”, de pouca importância.


Por exemplo, quando você nega ajuda a alguém, sendo que você condições de auxiliar essa pessoa, nisto você já peca... Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.
Tiago 4:17



Você não precisa cometer erros grandemente notáveis, para receber o nome de pecador. Toda atitude e pensamento egoísta, tratar alguém com grosseria, caluniar, ser maledicente, responder o mal com o mal, entre outras transgressões digamos “discretas”, por mais simples que pareçam aos seus olhos, é o suficiente para fazer de nós pecadores.


Mas, se você não consegui identificar quais são suas falhas, que precise confessar, ore ao Espirito Santo, é Ele quem nos convence do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8).


Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.
Salmos 139:23,24



Não esconda os pecados para “debaixo do tapete”, mas exponha-os a Deus. O Senhor só pode lhe ajudar se você disser tudo o que se passa, pedir a Sua ajuda, para que Ele venha a intervir, tanto lhe ajudar a ser a nova criatura que Ele tem chamado você a ser, e intervir em sua vida como um todo.



Quando desviamos nossos passos e inclinamos para um mau caminho, o Senhor só poderá nos ajudar se confessarmos a Ele a nossa culpa, pedir o Seu perdão, e assim, Ele nos perdoa e colocar cada coisa de nossas vidas em seu devido lugar.
Talvez seja somente isso que precise para Deus lhe responder sobre algum milagre que esteja pedindo a Ele.


Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer.
Salmos 32:3


Não perca tempo, seja lá o que houve coloque seu joelho no chão e comece a detalhar em confissão todos os seus erros: 

“Deus, tenho sido egoísta, só penso em mim mesmo”, “Senhor, sou orgulhoso, acredito sempre que a razão está comigo, eu não consigo enxergas meus erros, mas logo aponto as falhas alheias”, “Senhor tenho guardado magoa, não estou conseguindo liberar perdão” ou “tenho desejado em meu coração, aquilo que não me pertence”, enfim, é uma coisa somente entre você e Ele.


Porém, se você prejudicou alguém, você também deve confessar esse erro a outra pessoa e lhe pedir perdão. Confessai os vossos pecados uns aos outros (...)
Tiago 5:16



Só através da confissão é que se pode haver perdão e reconciliação, mesmo que você esteja pedindo perdão pelo mesmo erro há várias vezes, também é importante que você busque um arrependimento verdadeiro, e se você pedir por isso, Deus vai te responder. Fazendo assim é como se estivéssemos fazendo uma “limpeza” do nosso relacionamento com Ele, sem levar adiante as nossas imundícias.


É importante ressaltar novamente que a “sujeira” só vem de nossa parte, se dependesse de Deus, esse relacionamento seria tão limpo como nos tempos do jardim do Éden, porém Ele nos deu livre arbítrio, e nossa escolha nem sempre é a melhor.


E não adianta querer jogar o “lixo” pra debaixo do tapete, vai ter uma hora que nem você vai aguentar tanta sujeira e vai ter que tomar uma atitude para que haja mudança.


E é confessando que damos ao Senhor, o direito de agir em nossas vidas, Ele está à porta, e para que Ele possa entrar e ficar a vontade conosco, é necessário que haja total sinceridade sua com o Senhor. Ele sabe mais do que nós mesmo tudo o que fazemos, mas Ele quer ouvir você falar.


Temos consciência de que nunca alcançaremos a perfeição, somente Jesus é perfeito, mas quando O recebemos em nossa vida, fazemos dEle um exemplo a ser seguido, mesmo sendo tão frágeis e limitados como somos.


Não é a toa que Ele disse “serdes santos, porque eu sou santo”. Santidade não é nunca se sujar, mas está sempre se lavando.


Comece a se humilhar diante de Deus, assuma seus erros, e então, Ele assumirá o controle da sua vida.


Será através da sua humildade que Ele manifestará a Sua glória, e fará de você um vencedor.


A misericórdia de Deus está ao seu alcance, basta você buscar por ela.


Pensem nisso!


O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.
Naum 1:3


E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Mateus 3:2


Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
Isaías 55:6


0 comentário

Postar um comentário