23/06/17 Tem propósito de Deus!




Farei com que os seus inimigos fiquem apavorados. E, quando vocês forem avançando, eu expulsarei os heveus, os cananeus e os heteus. Não os expulsarei num ano só; se eu fizesse isso, a terra ficaria deserta, e os animais selvagens se tornariam numerosos demais, prejudicando vocês. Pelo contrário, eu expulsarei esses povos pouco a pouco, até que vocês se tornem mais numerosos e tomem posse da terra.
Êxodo 23:28-30




Amados irmãos,



O Senhor não tem obrigação alguma de nos dar nenhuma satisfação daquilo que Ele faz, ou o que deixa de fazer.


O mesmo pode dizer de Suas bênçãos, mas Ele pode fazer (e faz) ambas as coisas por pura misericórdia.


Jesus nos fala que muitas das coisas que Ele faz nós não entendemos agora, mas um dia saberemos os motivos pelos quais Ele permite os maus ventos soprarem em nossas vidas (João 13:7).


Mas, como falei de início, a misericórdia do Senhor supera o nosso desmerecimento, mesmo não precisando nos dar nenhum aviso prévio, muitas vezes Ele faz, como é grande e maravilhoso o nosso Deus!


Nesse versículo de êxodo, foi isso o que fez o Senhor, Ele estava revelando a estratégia de tomar de volta a terra de Canaã para o Seu povo.


A terra não seria dada de uma hora para a outra, seria necessário um passo de cada vez para conquistar todo o território cananeu.


Confesso que eu já cair muitas vezes no engano, que quando as coisas “demoravam” para acontecer e a quantidade de lutas que vinham em meu caminho, eu imaginava que estava na direção errada, que o que eu estava fazendo não era a vontade de Deus, por isso não estava dando certo.


É certo, que como disse Jesus nenhum pássaro cairá na terra se Ele não permitir que isso aconteça (Mateus 10:29).


Nem sempre Deus nos dá vitórias prontas, nem sempre de uma vez só entramos na terra prometida com os dois pés inclusos nela, às vezes vencemos um “gigante” aqui e avançamos mais um pouco, tão logo chega um “heveu” e vencemos novamente, mais a frente vem mais um grupo de “cananeus” e assim por diante.


No caso de Israel, Deus já havia os advertidos que isso aconteceria com o intuito de não despovoar a terra de vez, e deixar o caminho livre para os animais selvagens ferir o Seu povo.


Antes o Seu plano era tornar o povo numeroso o suficiente para não que não fossem devorados pelos predadores.


O mesmo acontece conosco, não entendemos agora o motivo de tantas batalhas, mas elas tem uma razão pelas quais existem.


Deus tem propósitos em cima das lutas que você tem passado; talvez você pense que Deus se esqueceu de você ou deixou de lhe amar, que Ele tenha pulado fora do barco e você está sozinho nessa tempestade e que o naufrágio será inevitável, mas nada disso é verdade, Deus tem assistindo às noites de angústias, as lágrimas, as batalhas que você vem travando.


Imagino que se perguntassem aos israelitas o que eles preferiam, se era entrar na terra prometida de uma vez, sem derramamento de sangue, sem lutas, poderem construir suas casas, repartirem sua herança, produzirem em suas terras, ou ir avançando aos poucos, lutando contra os inimigos e travando tantas e tantas batalhas, vendo os anos se passarem no meio do deserto e conquistando Canaã pouco a pouco, imagino que eles iriam preferir a primeira opção.


Tem um motivo que só Deus conhece no teu choro, na tua luta, tem plano de Deus nascendo no meio dessa guerra, tem um motivo especial que Deus tem permitido o diabo se levantar, mas Deus manda te dizer nessa hora “ele levantou, mas vai cair; ele veio por um caminho, mas por sete ele fugirá”.


Para você, a cada queda um novo levantar, a cada choro brota um novo sorriso, e cada vez que uma batalha é vencida, surgem novas experiências com o nosso Criador, e uma oportunidade de compartilharmos do aprendizado de Jó “antes Te conhecia só de ouvir falar, mas agora os meus olhos Te vêem” (Jó 45:5), à medida que as guerras vêm surgindo exercitamos a nossa fé, nossa comunhão e comprovamos a fidelidade do Senhor em nos socorrer, e conhecemos o quão cheio de misericórdia e maravilhas o Senhor é.


Não é porque existem muitas lutas que os sonhos foram enterrados, as lutas têm um significado que você desconhece agora, mas um dia você poderá ver que os caminhos do Senhor são perfeitos, a Palavra dEle é provada, que Ele é o escudo para os que nEle confia (Salmos 18:30).


E que por mais que seja difícil, tenso e complexo o momento que estamos vivendo, e por mais que esteja cercado de inimigos mais poderosos do que você, uma solução virá do trono de Deus, a voz dEle bradará do céu ordenando que o mar se abra, que os ventos cessem e que os inimigos batem em retirada desocupando o lugar que o Senhor tem dado a você por herança.


Ele tem permitido as lutas porque o Seu plano é que você conquiste coisas maiores e melhores, abra os olhos espirituais, o Senhor tem zelado por ti, apenas confia no Senhor, entrega o teu caminho a Ele, e o mais Ele fará (Salmos 37:5)!


Só quem é saldado vai à guerra, se Deus tem te colocado no meio da batalha é porque Ele vê em você um vencedor. Com o Senhor a frente da peleja, vá após Ele avançando território, e tome posse do que é seu... “eis que começo a dar-te (...), começa, pois a possuir”. Deuteronômio 2:31.



Foi o Senhor que fez isto e é maravilhoso aos nossos olhos... (Salmos 118:23).

1 comentários:

  1. Lindo texto! Muito edificante. Nosso Deus é maravilhoso e perfeito em tudo o que faz.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir