30/08/17 Jejum de Rute: 2° dia




JEJUM DE RUTE
Quarta-feira, 30 de Agosto de 2017.



Rute 1: 14-17 14 Então, de novo, choraram em voz alta; Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela. 15 Disse Noemi: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada. 16 Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. 17 Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.



Creio que todos já conheçamos a história de Rute que, nora de uma mulher israelita chamada Noemi, vive junto com ela uma dificílima fatalidade, morrem em pouco tempo seu marido, seu cunhado e seu sogro (marido de Noemi e seus dois filhos) permanecendo vivas ela, sua sogra (Noemi) e sua co cunhada (Orfa). Rute então manifesta o que estava em seu interior apegando-se a Noemi e permanecendo ao seu lado;


Orfa também tinha fidelidade, mas era fidelidade humana, que diante da situação que viviam e que parecia que ainda viveriam, fez com que ela fosse infiel espiritualmente abandonando a sua sogra e voltando para seu lugar de conforto.


A expressão de Rute no vs 16 não é apenas uma expressão bonita ou poética, nem tampouco apenas uma contraposição à Orfa, era sim a expressão exata daquilo que havia em seu interior como convicção. Normalmente dizemos que Rute foi fiel a Noemi, que foi fiel a Deus... antes de qualquer coisa Rute foi fiel ao que ela era – aquilo não era e nem poderia ser apenas uma atitude exterior ou uma boa intenção, assim, Rute estava expressando apenas o que era.


Rute é uma expressão da graça de Deus no Antigo Testamento. O nome Rute significa “amiga”, assim como é Jesus para conosco – João 15: 15 – um amigo naturalmente não nos abandona, tem prazer em estar. Um amigo não faz isso pra ser fiel, faz porque é amigo e, porque faz é fiel.  

A FIDELIDADE ESPIRITUAL:



EM 1º LUGAR:  É UMA MARCA DE DEUS EM NÓS; Jesus foi até o fim por nós que não tínhamos nada a acrescentar a Ele.
Podemos aprender através de referenciais – em casa, na igreja... – características e comportamentos de uma pessoa fiel e reproduzir isso. isso é uma coisa, mas a fidelidade como essência é fruto de uma transformação interior, isso por que ela não é inata no homem, só pode vir como fruto do novo nascimento e do trabalhar do Espírito Santo em nosso caráter
Gl 5: 22



EM 2º LUGAR: INDEPENDE DO CONTEXTO HUMANO; Jesus diante de toda opressão e até traição do povo foi fiel até o fim.
Ser é uma marca de Deus em nós. Ser é fruto do Espírito, então é graça e não temos do que nos orgulharmos, apenas sermos. E esse “sermos” é em toda e qualquer situação. Existem mentiras ideológicas como, por exemplo, “a ocasião faz o ladrão”.... Vamos pensar em Rute: O vs 1 a Palavra nos diz que tudo isso aconteceu na época dos juízes.  A frase que define esse período é “cada um fazia o que bem lhe parecia”, ou seja, era a babel do caráter, todos os valores eram relativizados, mas aí é que está a diferença: Quem está, muda, quem é permanece sendo e, pra ser não tem outro jeito, é preciso deixar o Espírito Santo trabalhar o nosso interior – vem de Deus!



EM 3º LUGAR: É UM MODO DE VIVER DE QUEM TEM FÉ; Jesus foi fiel bebendo o cálice que estava reservado para nós.
O significado exato da palavra fidelidade não está ligado a nenhum valor moral, apenas significa que não muda. Fiel é o que não muda! Mas como é possível?
Voltando a Gl 5: 22, o fruto do Espírito fidelidade, também se traduz por , ou seja, fidelidade é fé. Fé não no sentido salvífico, de crer em Cristo, mas a fé como modo de viver: O justo viverá pela fé (Rm 1: 17/ Gl 3: 11/ Hb 10: 38). Não é ter fé, é viver através da fé que eu tenho. Viver pela fé muda tudo! Significa que em tudo eu me pauto por valores eternos e não mais transitórios. Isso muda tudo: meus valores, meus pensamentos, minhas atitudes e meus resultados.




COM FIDELIDADE COMO A DE RUTE:



1)   EU ME ALINHO AOS PLANOS DE DEUS E DESFRUTO DE SUAS PROMESSAS;
Ora, os planos de Deus sempre são no sentido de nos abençoar, restituir, retribuir, mudar a sorte (Jr 29:11 / Rm 12: 2). A fidelidade não nos faz merecer a benevolência de Deus, apenas nos alinha com aquilo que Ele já estabeleceu que vivêssemos. Rute, por sua fidelidade, se colocou na rota, Orfa, afastou-se da rota.



2)   EU PASSO A REINAR COM CRISTO NA TERRA;
II Tm 2.12 Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;
Todo que é fiel paga um preço por ser, mas não se iluda, o infiel também paga um preço por der infiel. Todos pagam um preço (2Tm 3: 12-13). A diferença é que um preço resulta em vida o outro em morte. Jesus pagou um preço sendo fiel ate a morte de cruz (Fp 2: 5-11), e chegou à ressurreição. Rute pagou um preço posicionando-se ao lado de Noemi naquela hora, e colheu o que estava preparado por Deus.



3)   SOU HABILITADO A VIVER O INIMAGINÁVEL
Mateus 25: 23 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.


A fidelidade é praticada por nós de modo natural como fruto do Espírito Santo, entretanto, sem que seja intencional, ela produz um resultado recompensatório maravilhoso porque ela é agradável a Deus. 

0 comentário

Postar um comentário