31/08/17 Jejum de Rute: 3° dia




JEJUM DE RUTE
Quinta-Feira, 31 de Agosto de 2017.
3º DIA – ALIANÇA


Textos Base: Rute 1.14, 18-22  “. 14 Então, de novo, choraram em voz alta; Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela. 18 Vendo, pois, Noemi que de todo estava resolvida a acompanhá- la, deixou de insistir com ela. 19 Então, ambas se foram, até que chegaram a Belém; sucedeu que, ao chegarem ali, toda a cidade se comoveu por causa delas, e as mulheres diziam:Não é esta Noemi? 20 Porém ela lhes dizia:Não me chameis Noemi; chamai- me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo- Poderoso. 21 Ditosa eu parti, porém o SENHOR me fez voltar pobre; por que, pois, me chamareis Noemi, visto que o SENHOR se manifestou contra mim e o Todo- Poderoso me tem afligido? 22 Assim, voltou Noemi da terra de Moabe, com Rute, sua nora, a moabita; e chegaram a Belém no princípio da sega da cevada.



A história de Noemi e Rute é a demonstração da aliança espiritual que excede o entendimento humano. Era uma aliança de fidelidade e lealdade, porque mesmo Rute tendo o direito de voltar para a sua casa, ela não abandonou a sua sogra no momento de dor: Noemi estava desamparada, enfrentando dificuldades e sem esperança.
Aliança é: Pacto, Junção, Liga, Compromisso. De uma forma geral podemos entender aliança como um compromisso sério firmado com alguém. Como um pacto. Como um ato de ligar-se em alguém firmemente.




VEMOS A DEMONSTRAÇÃO DA ALIANÇA ESPIRITUAL NA VIDA DE:


·      DAVI E JONATAS, ALIANÇA NO ESPÍRITO ACIMA DOS INTERESSES PESSOAIS –1 Sm 18.1-3
·          DE JÓ, DE QUEM CONSERVA A SUA INTEGRIDADE NO DIA MAL. Mesmo vivendo a pior fase não tinha receio de que pudesse piorar, nem abria mão de seus propósitos
·      CRISTO, A SUPERIOR ALIANÇA BASEADA NO AMOR E NA GRAÇA. (Rute não tinha nada a ganhar com Noemi – hebreus 8.6

QUAL ERA A ALIANÇA DE RUTE:


1- ALIANÇA COM O SENHOR, NADA PODERIA AFASTÁ-LA DO AMOR DE CRISTO – RM 8.35-39
Rute 1.15 e 16.  “15 Disse Noemi: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada. 16 Disse, porém, Rute:Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir- te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.”



2- ALIANÇA DE AMOR, QUE JAMAIS ACABA. Não esqueceu os dez anos que vivera bem.
1 Coríntios 13.4-8  “O amor não procura os seus interesses. O amor jamais acaba.”



3- ALIANÇA DE CONVICÇÃO, NADA PODE MUDAR O QUE EU CREIO.
Rute 1.17 “ Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça- me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.”


QUANDO EXERCEMOS A ALIANÇA DE RUTE:


ü  O SENHOR RESTITUI TUDO O QUE PERDEMOS – Zc 9.12
ü  O SENHOR NÃO TE DESAMPARA E NÃO TE ESQUECE – Is 49.14-16
ü  DEUS TE COLOCA PARA FAZER PARTE DE PROJETOS MAIORES
ü  O SENHOR IRÁ ENVIAR ALIADOS QUE TE SUPRIRÃO ATÉ EM SUAS CARENCIAS, UM RESGATADOR



CONCLUSÃO:
Apocalipse 2.10 “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.”

0 comentário

Postar um comentário