01/09/17 Último dia Jejum de Rute: 4° dia




JEJUM DE RUTE
Sexta-Feira, 01 de Setembro de 2017
4º DIA – BENÇÃO DO RESGATADOR




Textos Base: Rute 4.1-10 Boaz subiu à porta da cidade e assentou-se ali. Eis que o resgatador de que Boaz havia falado ia passando; então, lhe disse: Ó fulano, chega-te para aqui e assenta-te; ele se virou e se assentou. 2  Então, Boaz tomou dez homens dos anciãos da cidade e disse: Assentai-vos aqui. E assentaram-se. 3  Disse ao resgatador: Aquela parte da terra que foi de Elimeleque, nosso irmão, Noemi, que tornou da terra dos moabitas, a tem para venda. 4  Resolvi, pois, informar-te disso e dizer-te: compra-a na presença destes que estão sentados aqui e na de meu povo; se queres resgatá-la, resgata-a; se não, declara-mo para que eu o saiba, pois outro não há senão tu que a resgate, e eu, depois de ti. Respondeu ele: Eu a resgatarei. 5  Disse, porém, Boaz: No dia em que tomares a terra da mão de Noemi, também a tomarás da mão de Rute, a moabita, já viúva, para suscitar o nome do esposo falecido, sobre a herança dele. 6  Então, disse o resgatador: Para mim não a poderei resgatar, para que não prejudique a minha; redime tu o que me cumpria resgatar, porque eu não poderei fazê-lo. 7  Este era, outrora, o costume em Israel, quanto a resgates e permutas: o que queria confirmar qualquer negócio tirava o calçado e o dava ao seu parceiro; assim se confirmava negócio em Israel. 8  Disse, pois, o resgatador a Boaz: Compra-a tu. E tirou o calçado. 9  Então, Boaz disse aos anciãos e a todo o povo: Sois, hoje, testemunhas de que comprei da mão de Noemi tudo o que pertencia a Elimeleque, a Quiliom e a Malom; 10  e também tomo por mulher Rute, a moabita, que foi esposa de Malom, para suscitar o nome deste sobre a sua herança, para que este nome não seja exterminado dentre seus irmãos e da porta da sua cidade; disto sois, hoje, testemunhas.




Resgatar é trazer de volta. Rute ouvindo atentamente as instruções de Noemi, se posicionou em trabalhar nas terras de Boaz e isso trouxe a atenção de Boaz que era um parente de Noemi. O resgatador era o parente mais próximo de alguém que tinha perdido tudo e ele tinha algumas condições para reaver tudo que o parente havia perdido. Rute e Noemi estavam destruídas, mas o resgatador as salvou, nós também fomos resgatados por Cristo que nos salvou e somos resgatadores, através da missão da Igreja.





INTRODUÇÃO – O QUE SIGNIFICA SER RESGATADO
·        É TER A VERGONHA TRANSFORMADA EM DUPLA HONRA – Is 61.7
·        É SER RESTITUIDO EM TUDO – Zc 9.12 ; Jl 2.25
·        É SER RESTAURADO DAS FATALIDADES E DO CONFORMISMO DA VIDA – Sl 34.19
·        É TER A DIGNIDADE DE VIDA RESTITUÍDA – 1 Tm. 2. 5 E 6.  “5 Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 6 o qual a si mesmo se deu em resgate por todos:testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.”


COMO BOAZ, JESUS NOSSO RESGATADOR PODE NOS RESGATAR:




1ª – POR SER INTEGRO DE CORAÇÃO;
Quando você lê a história de Boaz você vê que ele não se contaminou com Rute e com nada e ele era um homem integro, temente a Deus que entendia a lei do resgate.
Sl 24.3-4 Quem subirá ao monte do SENHOR? Quem há de permanecer no seu santo lugar? 4  O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente.



2ª – POR SER FIEL A PALAVRA DE DEUS;
Boaz era 100% fiel àquilo que determinava a lei do resgate, por isso ele podia ser um resgatador como está escrito no Sl 31.23 Amai o SENHOR, vós todos os seus santos. O SENHOR preserva os fiéis, mas retribui com largueza ao soberbo.



3º - POR TER VALORES VOLTADOS PARA O BEM DA FAMÍLIA;
Boaz foi um homem que entendia a necessidade de trazer esta habilitação de resgate para que sua família não sofresse a influência de satanás.



4º - POR SER PRÓSPERO E BEM SUCEDIDO;
Boaz era um homem de posses, era um homem que tinha vinha, era um homem que realizava, era um homem cheio de propriedades e bens. Ele era um homem próspero.



5ª – POR SER TEMENTE A DEUS.
O resgatador é um homem que teme ao Senhor por princípio de sabedoria.
Pv 9:10 O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.



QUANDO TEMOS A BENÇÃO DO RESGATADOR:

ü  VIVEMOS A RESTAURAÇÃO NOS RELACIONAMENTOS  – Rt 4.14-22
ü  TEMOS O MILAGRE DA MUDANÇA DE SORTE - Jó 11:16
ü  SOMOS PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE DEUS I Co 6.20
ü  VIVEMOS A GLORIA DA SEGUNDA CASA QUE NÃO PERMITE SAUDADES DA PRIMEIRA
ü  VIVEMOS O QUE NÃO PENSAMOS OU SEQUER IMAGINAMOS




CONCLUSÃO:
Mc 10.45 “Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”

1 comentários: