26/09/17 14º dia – O coração de Deus exposto



 

(…) e não Hei de Eu ter compaixão da grande cidade de Nínive em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais? 4.11


Ao narrar o sofrimento do Messias por causa de nossas transgressões e iniquidades, o Espírito de Deus fez questão de mencionar que andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviando pelo caminho, Is 53.4-6. Isso ressalta que o fato de andarmos desgarrados como ovelhas foi uma das motivações que levou Jesus a morrer na cruz do calvário. Evidenciou que ovelha sem pastor, ovelha desviada, é algo que mexe com o coração do Pai.


Esse fato foi confirmado pelo próprio Jesus, quando se encheu de compaixão por pessoas aflitas e exaustas que estavam perdidas como ovelhas sem pastor. Por isso pediu aos discípulos que orassem ao Pai para enviar-lhes trabalhadores, Mt 9.36-38. A pergunta é: que tipo de trabalhadores? Creio que a resposta é: pastores, aqueles que cuidam das ovelhas.


É impressionante como Moisés teve o mesmo sentimento de Jesus. Quando o Senhor disse que seu tempo havia chegado ao fim, ele pediu-lhe que colocasse um homem como líder da congregação para que eles não fossem como ovelhas sem pastor, Nm 27.16-17.


Jesus amava tanto as ovelhas, as pessoas, que declarou ser o bom pastor, aquele que dá a vida pelas ovelhas; acrescentou ainda que o bom pastor tem de conhecer suas ovelhas, Jo 10.14. Quando foi questionado pelos fariseus por comer com pecadores, o Mestre usou a figura do pastor buscando a ovelha perdida, Lc 15.4, para falar do amor de Deus por todos os seres humanos e que Ele, Jesus, veio buscar e salvar o perdido. Após haver ressuscitado e proporcionado aos discípulos uma segunda pesca maravilhosa, Jesus chamou Pedro para uma conversa particular. Disse-lhe que se Pedro o amasse verdadeiramente deveria demonstrá-lo pastoreando as ovelhas, Jo 21.15-17.


Nosso Mestre declarou que veio ao mundo para fazer a vontade do Pai: Porque a vontade de meu Pai é que todo aquele que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia, Jo 6.38-40. O desejo do Pai é que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade, a verdade de que há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 1 Tm 2.4-5.


Certamente a mensagem central do livro de Jonas é delineada quando Deus expõe o Seu coração a Jonas. Ele fala do Seu amor incondicional e de Sua graça e misericórdia em favor de Sua criação. Mesmo os ninivitas, um povo que andava por um mau e violento caminho, inimigo do povo de Israel, eram alvos do Seu incomensurável amor.


Abra o seu coração para o Senhor. Permita que o que está no coração do Pai seja transferido para o seu coração. Em nome de Jesus!

 



(Extraído do livro 14 dias de intimidade com Deus, Pr Magid Saab,  publicado no site da Igreja Batista Central de Belo Horizonte).

 


0 comentário

Postar um comentário