02/02/17 4° dia – Fugindo de Deus



Mas para fugir da presença do Senhor, (…) 1.3
Não parece estranho que um profeta, um homem usado por Deus, fuja da presença dele?  Por que Jonas tomou essa atitude? Essa também não tem sido a nossa realidade?
Não estamos fugindo do Senhor e de sua vontade? Não temos a sensação de que a confusão em que a nossa vida se encontra está relacionada à nossa atitude de fuga?
Você sabia que os primeiros seres criados por Deus também agiram da mesma maneira que Jonas? Adão e Eva, logo após terem pecado e percebido que estavam nus, esconderam-se da presença do Senhor, Gn 3.8. É incrível, tanto Jonas quanto nossos primeiros pais e todos nós, sabemos que podemos fugir ou mesmo nos esconder de Deus, mas é impossível fugir da presença dele. No salmo 139, dentre outras coisas, Davi ressalta a onipresença do Pai: Para onde me ausentarei do teu Espírito?Para onde fugirei de tua face? Se subo aos céus lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também …”. NÃO PODEMOS FUGIR DA PRESENÇA DE DEUS. Ele nos conhece totalmente; sabe de nossas aflições e conhece todos os nossos caminhos.
O que nos faz tentar fugir de Deus? Não há, muitas vezes, em nosso coração, certa desconfiança em relação ao Senhor? Por que fugimos?
Fugimos porque temos medo da condenação. Esta foi, certamente, a causa da fuga de Adão no Jardim do Éden. Quando percebeu que havia pecado e sua nudez foi exposta, foi se esconder, juntamente com sua mulher por entre as árvores do jardim. A culpa não deveria nos afastar de Deus; pelo contrário, deveria nos aproximar dele, pois é nele que encontramos pleno perdão e graça abundante. Devemos confiar no que o Senhor nos revela: que se confessarmos os nossos pecados ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e purificar de toda injustiça, 1 Jo 1.9. Glória a Deus! Não precisamos caminhar com medo da condenação.
Fugimos também porque temos medo da rejeição. Quando somos afligidos por uma situação difícil e entramos em tribulação, a nossa tendência é achar que o Senhor não se importa conosco. Se a situação se prolonga, surge um sentimento de frustração, desesperança e somos levados a pensar que Deus nos abandonou.
Outro motivo pelo qual fugimos é o medo da revelação. Temos medo da vontade de Deus; muitas vezes não a aceitamos. Esta, provavelmente, foi a razão da fuga de Jonas. Deus o estava enviando a pregar para o inimigo, um inimigo muito opressor que, inúmeras vezes, havia matado e escravizado seus irmãos. Jonas conhecia ao Senhor e tinha receio de que em vez de exercer juízo ele exercesse misericórdia. A Bíblia atesta que a vontade divina é boa, perfeita e agradável. O desejo dele é nos abençoar. Não devemos recear que Deus tire algo de nós. Se isso acontecer, devemos entender que é para o nosso bem. O Senhor é galardoador de todos os que o buscam.
Receba esta palavra. Não fuja de Deus!

 (Extraído do livro 14 dias de intimidade com Deus, Pr Magid Saab,  publicado no site da Igreja Batista Central de Belo Horizonte).



0 comentário

Postar um comentário