19/09/17 7° dia – O fundo do poço



E levantaram a Jonas e o lançaram ao mar. 1.15
Já passou por alguma situação em sua vida na qual você disse: “cheguei ao fundo do poço?” Essa expressão é usada quando a pessoa acredita que não há como ser pior, pois está sendo acometida por tudo que há de ruim.
Você atentou para a trajetória de Jonas após fugir da presença de Deus? Jonas desceu para Jope; embarcou no navio e desceu para o porão; lançado pelos tripulantes, desceu para o fundo do mar e engolido por um peixe, desceu para o ventre dele. FOI UMA TRAJETÓRIA DE QUEDA. Fugir do Senhor pode levá-lo ao fundo do poço.
Saul foi o primeiro rei de Israel. Foi ungido e cheio do Espírito. Entretanto, em determinado momento do seu reinado, afastou-se de Deus entrando em desobediência e rebeldia. Foi repreendido pelo profeta Samuel, mas não se arrependeu. Cada vez mais longe do Senhor, Saul foi consultar uma médium espírita, algo que era terminantemente proibido em Israel. Chegou ao fundo do poço e de lá nunca saiu. Terminou sua vida cometendo suicídio, quando batalhava contra o exército inimigo.
Elias foi um profeta que marcou profundamente a sua geração, numa época em que a nação oscilava entre cultuar o Senhor e também a Baal. Desafiou os profetas do falso ídolo no Monte Carmelo declarando que o Deus verdadeiro se revelaria enviando fogo do céu em resposta ao clamor de seus seguidores. O profeta foi instrumento divino para revelar a todos que apenas o Senhor era Deus. Como resultado, os sacerdotes de Baal foram mortos. Foi uma experiência e tanto! 1 Rs 18.16-40.
Jezabel, esposa do rei, aquela que mantinha os profetas de Baal debaixo de sua proteção, ameaçou Elias, dizendo que haveria de matá-lo. Então ele foge e pede ao Senhor para tirar-lhe a vida; não queria mais viver. Depois de receber comida trazida por um anjo, caminhou 40 dias e foi parar no fundo de uma caverna. Como alguém que teve uma experiência tão maravilhosa pode chegar ao fundo do poço logo em seguida? Mas o profeta ouviu a voz divina. Seu ministério não havia terminado. Ele ainda pôde ser instrumento de Deus.
Pedro foi um dos discípulos mais ativos de Jesus. Andou ao lado dEle por tanto tempo, vivenciando experiências e revelações incríveis e maravilhosas. Chegou a declarar-Lhe que estava disposto a morrer por Ele, Mt 22.31-33. Entretanto, negou o Senhor quando sua fé foi questionada e chorou amargamente. Também teve o seu fundo do poço. Mas assim como Elias, Pedro ouviu a voz do Altíssimo, foi restaurado por Jesus e se tornou um dos principais líderes da igreja primitiva.
Jonas foi para o fundo do poço. Sua atitude definiu o seu destino. No ventre do peixe clamou a Deus. Sua oração foi ouvida e seu ministério restaurado. Você está no fundo do poço? Deus quer restaurar você.


(Extraído do livro 14 dias de intimidade com Deus, Pr Magid Saab,  publicado no site da Igreja Batista Central de Belo Horizonte).

0 comentário

Postar um comentário