04/09/17 Tenha coragem!



(...) e se perecer, pereci.
Ester 4:16



Amados irmãos,



A história de Ester para mim é uma das mais lindas e encorajadoras do antigo testamento.



Quando Ester já havia sido posta como rainha da Pérsia, assumindo o trono ao lado do rei Assuero. O inimigo dos judeus, Hamã incitou o rei contra o povo judeu.



Porém, Assuero desconhecia a origem de sua esposa, e aceitou a ideia de Hamã, instigado por este selou um acordo real, e num determinado dia todos os judeus deveriam ser executados, homens, mulheres e crianças, quem tivesse sangue hebreu no dia 13 do mês de adar (Mês judaico), seria morto.



Poderia ser até fácil Ester e o seu povo se safar dessa, já que Ester era a rainha, poderia falar com o seu marido e pedir para ele revogar a lei, contudo para aquele reino um decreto real jamais poderia ser revogado, ainda que pelo próprio rei, e também havia outro protocolo que colocaria a vida de Ester em perigo...



Qualquer pessoa só poderia até a presença da majestade se ele chamasse, quem se atravesse a comparecer em sua presença sem ser chamado, poderia ser morto, e a lei servia também para Ester, mesmo ela sendo a esposa real. E já fazia um mês que ele não a procurava.



Caso, ele quisesse a livrar da morte ele estenderia o cetro (bastão real), e ela então tocaria na ponta e seria livre da morte, mas ela se arriscaria, já que ele poderia achar um atrevimento da parte dela. Ele já havia “descartado” Vasti, a primeira esposa do rei, por ela não ter acatado sua chamada, quando ele lhe convocou que se apresentasse na festa que o rei estava promovendo, por isso ele a mandou embora e colocou Ester em seu lugar, ou seja, por esse fato tiramos que a rainha assumiria um grande risco indo até ele.



Quando Ester recebeu o recado do seu primo Mardoqueu do decreto de morte sobre ela e o seu povo, no primeiro momento ela tentou argumentar que nada poderia fazer, pois não poderia ir até a presença do rei sem que ele a chamasse.
Mas, Mardoqueu ainda lhe deu outro recado, disse que ela deveria agir em favor de seu povo, que talvez por este motivo ela tivesse sido elevada a rainha, e que se ela se recusasse a ajudar, por certo que livramento viria de outra parte, mas ela e sua família iriam perecer.



Neste momento, Ester convoca um jejum por três dias para ela e todo o povo judeu e depois ela iria até a presença de Assuero, e então surgi à famosa frase de Ester “se perecer, pereci”.



Ser corajoso, não é não sentir medo nenhum, mas não se deixar dominar por ele.



Com certeza Ester teve medo, tanto que ela não aceitou o desafio no primeiro momento, ela temeu por sua vida, mas ao final, ela não aceitou se calar diante da sombra da morte que pairava sobre seu povo.



Ester colocou primeiramente Deus na linha de frente da batalha, tanto é, que primeiro ela apresentou a Deus em jejum e oração a sua causa, e ela sabia que Ele poderia dar livramento, e que o Senhor que é que dá a ultima palavra, mas também sabia que poderia ser negativa a Sua resposta, mas ainda existindo essa possibilidade, ela avançou, ela resistiu e superou as dificuldades de sua natureza carnal e foi ao campo da luta intervir por esse decreto que ia pôr fim a vida dos seus patrícios.



É difícil para qualquer ser humano permanecer firme diante de uma grande ameaça, é difícil nos levantarmos para lutar sabendo que há grandes chances de sairmos derrotados, mas nem por isso devemos entregar as luvas e aceitar que o inimigo leva embora a nossa vida, a nossa família, e os nossos sonhos.



Ester foi à presença do rei, e diz a bíblia que ela achou graça diante dele e ele, por sua vez, estende o cetro garantindo que ela permanecesse viva, e no fim de tudo, o rei decreta uma nova lei dando aos judeus o direito de se defender daqueles que ameaçavam suas vidas, no fim o povo hebreu conseguiu vitória sobre o inimigo Hamã, que pereceu na forca que ele havia preparado para Mardoqueu.



Saiba que mesmo que levantem leis irrevogáveis contra a sua vida, e ainda que o inimigo instigue os poderosos contra você e esteja cantarolando a vitória antes do tempo, Aquele que é mais poderoso num instante inverte os decretos que seria usado contra você, para te favorecer.



Não retroceda diante das ameaças que te cerca, pois o Grande Rei já desceu a frente de sua peleja. O inimigo tem feito de tudo para que o medo possa te paralisar de tal forma que você aceite a derrota por se sentir sem saída.



Mas, o Senhor dos exércitos converte esse quadro, e o dia que o inimigo marcou causar matança e derrota, é o mesmo dia que Deus marcou para te dar vitória, e na mesma forca onde ele planejava aniquilar toda a sua vida, será usado para que ele mesmo seja pendurado e enforcado.



Não se preocupe se o inimigo maquinar e movimentar decretos contra você, pois achastes graça perante o Altíssimo, seja forte e corajoso, Ele tem poder absoluto para converter o dia que estava sendo agendado para ser o dia de lamentação, em dia da comemoração do milagre alcançado.



Que os teus olhos não estejam sobre a tua luta, mas nAquele cujo o trono está firmado desde a eternidade, que vive e reina para todo o sempre!



Coragem, você não vai perecer!


Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor.
Salmos 27:14


4 comentários:

  1. Realmente é uma das mais linda!
    Sempre grata a Deus e a ti Laís por toda essa dedicação pra nos trazer a palavra dele.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço sua participação no blog minha flor.


      Fica com Deus!

      Excluir
  2. A paz do senhor Laís, você tem algum e-mail caso alguém queira entrar em contato para dar um testemunho? Meu , e-mail é elizama2015@gmail.com Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor irmã,

      Passei um e-mail para vc, meu e-mail é aoseuladosenhorjesus@gmail.com

      Obrigado e fica com Deus!

      Excluir