29/01/18 Esperança na adversidade

Foto do site: pixabay




Amados irmãos,

Quero primeiramente pedir desculpas, pois sei que alguns de vocês estão aguardando a postagem da nossa próxima campanha, eu tinha alguns imprevistos durante a semana que se passou, mas essa semana querendo Deus estarei postando, vamos a mensagem do dia?!

Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.
Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó,
Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta.
Jó 14:7-9


Irmãos,

Este versículo é a fala de um homem, como vocês devem saber, que comeu o pão da angústia.

Jó tinha tudo, e de uma hora para outra viu seu “castelo de riqueza” desmoronar; perdeu seus bens, seus filhos e por último sua saúde.

E ainda como se não bastasse vieram três amigos, que ao invés de trazer consolo, o acusavam de estar em pecado, e este era o motivo de seu infortúnio.

Mas ainda num momento de tão grande sofrimento, Jó conseguiu enxergar esperança, onde só se via destruição.

Ele faz a comparação de uma árvore, que ainda que seja cortada, esta será renovada, ainda que o tronco venha a virar pó, e mesmo que as raízes venham envelhecer, ainda assim voltará a dar novos ramos.

Entendo muito pouco sobre árvores, mas sei o mínimo que a maioria deve conhecer, sabemos que a raiz de uma árvore é responsável pela distribuição da água e proteínas para toda a árvore. Algumas árvores que são cortados no tronco, vemos ela se renovar e voltar a criar novos ramos, mas quando o problema está localizado na raiz, aí é como dizem por aí “entornou o caldo”, porque ela foi atingida no seu ponto principal, e seu possível destino é cair em decadência, já que não terá o vigor de antes de manter sua produção como outrora.

Apesar de Jó ter todos os motivos do mundo para se entregar e não mais acreditar em dias melhores, ainda que seu coração estivesse em pedaços, em alguns momentos ele consegue levar sua visão além de todo o tormento que ele estava vivendo, ele consegui ver que pode haver restauração, que o milagre pode acontecer, apesar de circunstâncias devastadoras.

Se deixarmos nos guiar pelo impossível, não conseguimos ter esperança, nossa limitação e nossos gigantes tomam uma proporção muito maior do que nossa fé, e por nossa fé não conseguir se manifestar, a porta do milagre continua fechada.

É necessário, que olhemos para o Senhor, porque permanecer nEle é a nossa única garantia que nossas raízes não venham morrer e voltemos a brotar novos ramos em nossa vida.

Em João 15, Jesus diz que Ele é a Videira verdadeira e que o Pai é o Agricultor, dentre tantos significados da palavra “videira” no dicionário, encontramos este: Palavra que conota, aquilo que dá vida, que tem capacidade de fornecer alimento, seja físico e ou espiritual. Jesus mantém viva a nossa árvore, e somente estando nEle que somos capazes de dar frutos, ainda que sentimos que nossa árvore esta enfraquecida e cada vez mais se deteriorando.

Pois, continuamos a sermos regados e lavrados, e no tempo da colheita a nossa arvore não estará vazia, pois o Agricultor não só manteve a árvore viva, mas a tratou até que os frutos fossem gerados.

Que você possa ter essa visão, semelhante à de Jó, que ainda que você esteja vivendo grande período de seca e há uma grande ameaça de destruir e por abaixo a tua árvore, você possa ver que o teu Agricultor continua cultivando e promovendo todos os nutrientes necessários para que você permaneça de pé, e que seus ramos serão enverdecidos e os frutos tornarão a nascer.

Quando é Jesus que está no comando, a esperança não pode morrer.

Eu Sou a Videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto; pois sem Mim vocês não podem fazer coisa alguma.
João 15:5



0 comentário

Postar um comentário